EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SAÚDE PÚBLICA: ANÁLISE ECO-EPIDEMIOLÓGICA DO PARQUE ECOLÓGICO DE SÃO SEBASTIÃO, DISTRITO FEDERAL - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71915483Palabras clave:
Educação Ambiental, Ecologia, EpidemiologiaResumen
O objetivo principal deste trabalho é identificar os aspectos ambientais e os impactos gerados pelos freqüentadores e moradores das áreas vizinhas ao Parque Ecológico de São Sebastião - DF, buscando demonstrar os possíveis focos do Aedes aegypti. A pesquisa foi dividida em duas etapas, sendo a primeira caracterizada pelo levantamento de dados que possibilitaram a composição dos indicadores necessários para responder a hipótese analisada. Foram utilizadas informações estatísticas para compor os indicadores referentes aos aspectos ambientais, sócio-econômicos e epidemiológicos da cidade. O período analisado abrange os meses de outubro e novembro de 2005. A segunda etapa foi a pesquisa de campo por meio de observações diretas realizadas na área do parque. Essa pesquisa teve como objetivo observar os aspectos estruturais do parque e da degradação ambiental resultante de ações antrópicas e foi realizada em janeiro de 2006 tendo sido obtidas fotografias dos locais degradados. Para confecção dos mapas foram utilizados o SICAD e o GOOGLE EARTH®. Espera-se demonstrar como a Educação Ambiental pode colaborar intensivamente na compreensão do esquema Saúde - Educação - Ambiente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2006 Janduhy Pereira dos Santos, Marília Teresinha de Sousa Machado, Marco Túlio Antônio García-Zapata
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.