MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A INUNDAÇÕES NO ESTADO ESPÍRITO SANTO: APLICAÇÃO DE ANÁLISE MULTICRITÉRIO E GEOPROCESSAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610878249Palabras clave:
Gestão de Recursos Hídricos, Inundação, PrecipitaçãoResumen
Os eventos climáticos extremos, especialmente as inundações, têm gerado grandes impactos ambientais nas cidades brasileiras, como perdas humanas, desabrigados e danos econômicos. Esses impactos são mais severos em áreas urbanas próximas a rios, em razão da ocupação inadequada do solo e da falta de infraestrutura e drenagem. Este estudo tem como objetivo mapear as áreas suscetíveis a inundações no estado do Espírito Santo, utilizando técnicas de geoprocessamento e análise multicritério. Foram considerados dados de precipitação, uso do solo e características geomorfológicas, aplicando-se a técnica AHP para ponderar os critérios de inundação. A combinação desses critérios permitiu a classificação das áreas, revelando que a maior parte da região apresenta grau de suscetibilidade de moderado a muito alto. Quantitativamente, as áreas foram distribuídas da seguinte forma: muito baixo (2,7 km²), baixo (9.743,8 km²), moderado (24.563,5 km²), alto (8.717,7 km²) e muito alto (2.549,4 km²). O modelo HAND mostrou-se eficaz na identificação de áreas suscetíveis próximas aos cursos d’água. O mapeamento gerado é essencial para o planejamento de políticas públicas e para a formulação de estratégias de mitigação de desastres naturais, recomendando-se o uso contínuo dessas tecnologias a fim de aprimorar a gestão dos recursos hídricos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Gabriel Adão Zechini da Silva, Sidney Sara Zanetti

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




