MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A INUNDAÇÕES NO ESTADO ESPÍRITO SANTO: APLICAÇÃO DE ANÁLISE MULTICRITÉRIO E GEOPROCESSAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610878249Palavras-chave:
Gestão de Recursos Hídricos, Inundação, PrecipitaçãoResumo
Os eventos climáticos extremos, especialmente as inundações, têm gerado grandes impactos ambientais nas cidades brasileiras, como perdas humanas, desabrigados e danos econômicos. Esses impactos são mais severos em áreas urbanas próximas a rios, em razão da ocupação inadequada do solo e da falta de infraestrutura e drenagem. Este estudo tem como objetivo mapear as áreas suscetíveis a inundações no estado do Espírito Santo, utilizando técnicas de geoprocessamento e análise multicritério. Foram considerados dados de precipitação, uso do solo e características geomorfológicas, aplicando-se a técnica AHP para ponderar os critérios de inundação. A combinação desses critérios permitiu a classificação das áreas, revelando que a maior parte da região apresenta grau de suscetibilidade de moderado a muito alto. Quantitativamente, as áreas foram distribuídas da seguinte forma: muito baixo (2,7 km²), baixo (9.743,8 km²), moderado (24.563,5 km²), alto (8.717,7 km²) e muito alto (2.549,4 km²). O modelo HAND mostrou-se eficaz na identificação de áreas suscetíveis próximas aos cursos d’água. O mapeamento gerado é essencial para o planejamento de políticas públicas e para a formulação de estratégias de mitigação de desastres naturais, recomendando-se o uso contínuo dessas tecnologias a fim de aprimorar a gestão dos recursos hídricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabriel Adão Zechini da Silva, Sidney Sara Zanetti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





