MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A INUNDAÇÕES NO ESTADO ESPÍRITO SANTO: APLICAÇÃO DE ANÁLISE MULTICRITÉRIO E GEOPROCESSAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610878249

Palavras-chave:

Gestão de Recursos Hídricos, Inundação, Precipitação

Resumo

Os eventos climáticos extremos, especialmente as inundações, têm gerado grandes impactos ambientais nas cidades brasileiras, como perdas humanas, desabrigados e danos econômicos. Esses impactos são mais severos em áreas urbanas próximas a rios, em razão da ocupação inadequada do solo e da falta de infraestrutura e drenagem. Este estudo tem como objetivo mapear as áreas suscetíveis a inundações no estado do Espírito Santo, utilizando técnicas de geoprocessamento e análise multicritério. Foram considerados dados de precipitação, uso do solo e características geomorfológicas, aplicando-se a técnica AHP para ponderar os critérios de inundação. A combinação desses critérios permitiu a classificação das áreas, revelando que a maior parte da região apresenta grau de suscetibilidade de moderado a muito alto. Quantitativamente, as áreas foram distribuídas da seguinte forma: muito baixo (2,7 km²), baixo (9.743,8 km²), moderado (24.563,5 km²), alto (8.717,7 km²) e muito alto (2.549,4 km²). O modelo HAND mostrou-se eficaz na identificação de áreas suscetíveis próximas aos cursos d’água. O mapeamento gerado é essencial para o planejamento de políticas públicas e para a formulação de estratégias de mitigação de desastres naturais, recomendando-se o uso contínuo dessas tecnologias a fim de aprimorar a gestão dos recursos hídricos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Adão Zechini da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduado em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário São Camilo – ES, mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Espírito Santo.

  • Sidney Sara Zanetti, Universidade Federal do Espírito Santo

    Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Downloads

Publicado

08-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Gabriel Adão Zechini da; ZANETTI, Sidney Sara. MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A INUNDAÇÕES NO ESTADO ESPÍRITO SANTO: APLICAÇÃO DE ANÁLISE MULTICRITÉRIO E GEOPROCESSAMENTO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 108, p. 202–219, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610878249. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/78249. Acesso em: 14 dez. 2025.