ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO USO DA TERRA NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA SERRA DO OURO NO MUNICÍPIO DE IGUAÍ, BAHIA, BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610777807

Palabras clave:

Conservação, Mata Atlântica, Vegetação Nativa

Resumen

As mudanças no uso da terra podem impactar diretamente e indiretamente os serviços ecossistêmicos e a biodiversidade. A pesquisa teve como objetivo analisar as transformações espaço-temporais no uso da terra da Área de Proteção Ambiental da Serra do Ouro, localizada no município de Iguaí, no estado da Bahia, nos anos de 2005, 2015 e 2022. Também foi realizado o mapeamento da distribuição da vegetação remanescente da APA por níveis altimétricos com o intuito de verificar a relação entre uso da terra e a hipsometria do terreno. Os dados de uso da terra foram extraídos do projeto MapBiomas, que disponibiliza anualmente dados sobre uso e cobertura da terra no Brasil. Foi utilizado o software livre Qgis versão 3.28.11 para o processamento dos dados e geração dos mapas. Os resultados mostraram que a pastagem foi o uso predominante na APA, mesmo com uma redução de 14,78% entre 2005 e 2022. A área de formação florestal reduziu 3,26%. O maior percentual de vegetação da APA encontra-se entre 800 metros e 1000 metros de altitude (35,27%). A pesquisa mostrou que a área de floresta segue sendo reduzida na APA e a agropecuária continua como uso majoritário dentro da APA.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cristiane de Jesus Santos, Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía

    Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

  • Ramon Batista dos Santos, National Institute for Space Research

    Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), mestrando em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

  • Carolina Gusmão Souza, Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía

    Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras.

  • Paulo Sávio Damásio da Silva, Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía

    Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestrado em Biologia Vegetal com ênfase em Ecologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Doutorado em Biologia Vegetal com ênfase em Ecologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Universität Kaiserslautern - Alemanha (Doutorado sanduíche), pós-doutorado desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Publicado

2025-10-14

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SANTOS, Cristiane de Jesus; SANTOS, Ramon Batista dos; SOUZA, Carolina Gusmão; SILVA, Paulo Sávio Damásio da. ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO USO DA TERRA NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA SERRA DO OURO NO MUNICÍPIO DE IGUAÍ, BAHIA, BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 107, p. 165–177, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610777807. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/77807. Acesso em: 5 dec. 2025.