O EFEITO DA ILHA DE FRESCOR E UMIDADE EM CIDADE MÉDIA TROPICAL: O CASO DE UM PEQUENO PARQUE URBANO EM UBERABA (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610676935Palabras clave:
Climatologia urbana tropical, Geoparque Global da UNESCO, Zona Climática Local, Infraestrutura verde, Cidades sustentáveisResumen
Espaços verdes urbanos são reconhecidos pela capacidade de regulação termo-higrométrica que se propaga além dos seus limites para a paisagem urbana vizinha. Porém, há uma escassez de dados empíricos sobre a configuração desse serviço em parques menores em cidades médias tropicais. Este estudo aborda tal lacuna por meio do reconhecimento dos efeitos térmicos e da umidade do ar sobre um pequeno parque do centro de Uberaba (MG) em um cânion urbano adjacente. A pesquisa foi conduzida com base em dados termo-higrométricos obtidos na camada do dossel urbano por mensurações móveis a pé nos períodos vespertino e noturno da estação úmida de 2022–2023. Metadados de componentes urbanos e não urbanos do setor investigado também foram usados para avaliar suas influências na formação de microclimas. À tarde, o pequeno parque constitui-se em ferramenta de adaptação ao calor urbano por proporcionar condições microclimáticas confortáveis aos citadinos. Durante a noite, verificou-se a configuração de uma ilha de frescor e umidade do parque com intensidade média de 1,3 °C penetrando ~30–80 m na vizinhança a partir da sua borda. Essas descobertas corroboram o papel da pequena área verde como componente essencial das estratégias para atenuar o calor urbano local e fortalecer a resiliência térmica urbana.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Leandro de Godoi Pinton, Tainá Medeiros Suizu, Wendell André Cornélio

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




