O EFEITO DA ILHA DE FRESCOR E UMIDADE EM CIDADE MÉDIA TROPICAL: O CASO DE UM PEQUENO PARQUE URBANO EM UBERABA (MG)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610676935

Palabras clave:

Climatologia urbana tropical, Geoparque Global da UNESCO, Zona Climática Local, Infraestrutura verde, Cidades sustentáveis

Resumen

Espaços verdes urbanos são reconhecidos pela capacidade de regulação termo-higrométrica que se propaga além dos seus limites para a paisagem urbana vizinha. Porém, há uma escassez de dados empíricos sobre a configuração desse serviço em parques menores em cidades médias tropicais. Este estudo aborda tal lacuna por meio do reconhecimento dos efeitos térmicos e da umidade do ar sobre um pequeno parque do centro de Uberaba (MG) em um cânion urbano adjacente. A pesquisa foi conduzida com base em dados termo-higrométricos obtidos na camada do dossel urbano por mensurações móveis a pé nos períodos vespertino e noturno da estação úmida de 2022–2023. Metadados de componentes urbanos e não urbanos do setor investigado também foram usados ​​para avaliar suas influências na formação de microclimas. À tarde, o pequeno parque constitui-se em ferramenta de adaptação ao calor urbano por proporcionar condições microclimáticas confortáveis aos citadinos. Durante a noite, verificou-se a configuração de uma ilha de frescor e umidade do parque com intensidade média de 1,3 °C penetrando ~30–80 m na vizinhança a partir da sua borda. Essas descobertas corroboram o papel da pequena área verde como componente essencial das estratégias para atenuar o calor urbano local e fortalecer a resiliência térmica urbana.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Leandro de Godoi Pinton, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Graduado (Licenciatura Plena e Bacharelado), Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Pós-doutorado em Geografia com ênfase em Climatologia Urbana pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)/Campus de Presidente Prudente (SP). Docente do Quadro Permanente do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Docente Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São Carlos.

  • Tainá Medeiros Suizu, Prefeitura Municipal de Uberaba

    Graduada (Licenciatura Plena e Bacharelado) e mestra em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás. Prefeitura Municipal de Uberaba, Secretaria de Planejamento em Uberaba/MG.

  • Wendell André Cornélio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Publicado

2025-08-07

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PINTON, Leandro de Godoi; SUIZU, Tainá Medeiros; CORNÉLIO, Wendell André. O EFEITO DA ILHA DE FRESCOR E UMIDADE EM CIDADE MÉDIA TROPICAL: O CASO DE UM PEQUENO PARQUE URBANO EM UBERABA (MG). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 106, p. 163–180, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610676935. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/76935. Acesso em: 5 dec. 2025.