O EFEITO DA ILHA DE FRESCOR E UMIDADE EM CIDADE MÉDIA TROPICAL: O CASO DE UM PEQUENO PARQUE URBANO EM UBERABA (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610676935Palavras-chave:
Climatologia urbana tropical, Geoparque Global da UNESCO, Zona Climática Local, Infraestrutura verde, Cidades sustentáveisResumo
Espaços verdes urbanos são reconhecidos pela capacidade de regulação termo-higrométrica que se propaga além dos seus limites para a paisagem urbana vizinha. Porém, há uma escassez de dados empíricos sobre a configuração desse serviço em parques menores em cidades médias tropicais. Este estudo aborda tal lacuna por meio do reconhecimento dos efeitos térmicos e da umidade do ar sobre um pequeno parque do centro de Uberaba (MG) em um cânion urbano adjacente. A pesquisa foi conduzida com base em dados termo-higrométricos obtidos na camada do dossel urbano por mensurações móveis a pé nos períodos vespertino e noturno da estação úmida de 2022–2023. Metadados de componentes urbanos e não urbanos do setor investigado também foram usados para avaliar suas influências na formação de microclimas. À tarde, o pequeno parque constitui-se em ferramenta de adaptação ao calor urbano por proporcionar condições microclimáticas confortáveis aos citadinos. Durante a noite, verificou-se a configuração de uma ilha de frescor e umidade do parque com intensidade média de 1,3 °C penetrando ~30–80 m na vizinhança a partir da sua borda. Essas descobertas corroboram o papel da pequena área verde como componente essencial das estratégias para atenuar o calor urbano local e fortalecer a resiliência térmica urbana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leandro de Godoi Pinton, Tainá Medeiros Suizu, Wendell André Cornélio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





