INOVAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE POSICIONAL EM MAPEAMENTO CADASTRAL RURAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610775777

Palavras-chave:

Cadastro Ambiental Rural (CAR), Remotely piloted aircraft (RPA), Controle de Qualidade Posicional

Resumo

Este estudo propõe e valida uma solução inovadora para o mapeamento cadastral, focada no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Inicia-se com uma análise da legislação vigente, explorando geotecnologias e inovações aplicadas ao mapeamento. A metodologia utiliza a Aeronave Remotamente Tripulada (termo em inglês para Remotely Piloted Aircraft – RPA), equipado com GNSS, e internet por satélite, dispensando pontos de apoio terrestre, destacando-se pela precisão e acurácia na geração de ortofotomosaicos. A área de estudo foi a Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa da Escola de Veterinária da UFMG, localizada no município de Igarapé/MG. Os produtos gerados são o ortofotomosaico de boa resolução, mapas temáticos de uso e cobertura do solo, delimitação de áreas (APP, reserva legal, uso consolidado) e modelo digital de superfície — demonstraram elevada precisão e acurácia posicionais, conforme normas técnicas brasileiras e americanas. Em comparação com métodos tradicionais, a abordagem resultou em maior agilidade no processamento e redução significativa de custos operacionais. A proposta mostra-se viável para replicação em cooperativas e associações rurais, contribuindo para o aprimoramento do CAR e para a gestão territorial de propriedades rurais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos de Paulo Ramos, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

    Graduado em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e em Engenharia Civil (2015), Pós-graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014), Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Doutorando em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor do Departamento de Engenharia Civil e Meio Ambiente do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e atua como ASSISTENTE TÉCNICO(CONSULTOR) e PERITO

  • Marcelo Antônio Nero, Universidade Federal de Minas Gerais

    Engenheiro Cartógrafo formado pela - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (1994), Mestre em Engenharia pela Universidade de São Paulo - USP (2000), Doutorado Sanduíche em Engenharia pela USP e Universidad de Jáen - Espanha (2005), Pós-Doutorado em 2006 pela USP.

  • Plinio Temba, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008).

  • Murillo Henrique Ferreira, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

    Engenheiro de Produção Civil pelo CEFET MG e Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade IBRA, Mestrando em Engenharia Civil do CEFET MG.

  • André Henrique Campos Teixeira, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

    Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Faculdade de Engenharia de Minas Gerais - FEAMIG, especialista em Geoprocessamento pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, mestrado e doutorado em Geotecnia pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Atualmente é professor efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. Experiência em aerolevantamento.

  • Pedro Henrique Figueiredo Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

    MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Engenheiro Engenharia Ambiental - UFMG e Uni-BH, é o atual Vice Presidente, fundador e membro da Diretoria do Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias – IGTECH.

  • Bráulio Magalhães Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

    É Professor do Departamento de Cartografia do Instituto de Geociências da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da UFMG. Doutor e Mestre em Análise Ambiental pela UFMG, graduação em Geografia de UFMG.

Downloads

Publicado

14-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RAMOS, Marcos de Paulo; NERO, Marcelo Antônio; TEMBA, Plinio; FERREIRA, Murillo Henrique; TEIXEIRA, André Henrique Campos; ARAÚJO, Pedro Henrique Figueiredo; FONSECA, Bráulio Magalhães. INOVAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE POSICIONAL EM MAPEAMENTO CADASTRAL RURAL: UM ESTUDO DE CASO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 107, p. 14–24, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610775777. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/75777. Acesso em: 5 dez. 2025.