INOVAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE POSICIONAL EM MAPEAMENTO CADASTRAL RURAL: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610775777Palavras-chave:
Cadastro Ambiental Rural (CAR), Remotely piloted aircraft (RPA), Controle de Qualidade PosicionalResumo
Este estudo propõe e valida uma solução inovadora para o mapeamento cadastral, focada no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Inicia-se com uma análise da legislação vigente, explorando geotecnologias e inovações aplicadas ao mapeamento. A metodologia utiliza a Aeronave Remotamente Tripulada (termo em inglês para Remotely Piloted Aircraft – RPA), equipado com GNSS, e internet por satélite, dispensando pontos de apoio terrestre, destacando-se pela precisão e acurácia na geração de ortofotomosaicos. A área de estudo foi a Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa da Escola de Veterinária da UFMG, localizada no município de Igarapé/MG. Os produtos gerados são o ortofotomosaico de boa resolução, mapas temáticos de uso e cobertura do solo, delimitação de áreas (APP, reserva legal, uso consolidado) e modelo digital de superfície — demonstraram elevada precisão e acurácia posicionais, conforme normas técnicas brasileiras e americanas. Em comparação com métodos tradicionais, a abordagem resultou em maior agilidade no processamento e redução significativa de custos operacionais. A proposta mostra-se viável para replicação em cooperativas e associações rurais, contribuindo para o aprimoramento do CAR e para a gestão territorial de propriedades rurais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcos de Paulo Ramos, Marcelo Antônio Nero, Plinio Temba, Murillo Henrique Ferreira, André Henrique Campos Teixeira, Pedro Henrique Figueiredo Araújo, Bráulio Magalhães Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





