TEMPERATURA SUPERFICIAL TERRESTRE E NDVI DOS BAIRROS DA ÁREA URBANA DE ARAPIRACA – AL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ESTATÍSTICAS ZONAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249264151Palabras clave:
Sensoriamento Remoto, Imagens de Satélite, NDVI, TemperaturaResumen
O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre a cobertura vegetal, dada pelo Normalized Difference Vegetation Index (NDVI), e a Temperatura Superficial Terrestre (TST) da área urbana do município de Arapiraca, Alagoas, utilizando para isso as estatísticas zonais extraídas dos bairros. Para a execução do trabalho foram utilizadas as bandas 2,3,4,5 e 8 do satélite Landsat8 para composição de imagens do terreno e mapeamento do NDVI, e a banda 10 para o mapeamento da TST da área de estudo. Com base nas estatísticas zonais observa-se uma correlação negativa entre os valores de NDVI e TST, ou seja, os bairros que apresentam valores altos de NDVI, em geral, mostram valores baixos de TST, e aqueles que apresentam valores baixos de NDVI, indicam altos valores de TST, o que sugere maiores concentrações de áreas com vegetação em bairros com menores valores de TST. Nesse contexto, as técnicas de processamento de imagens aplicadas aos dados de satélite podem ser utilizadas nas ações de monitoramento e planejamento ambiental urbano, detectando alterações na vegetação e mudanças na temperatura da superfície do terreno relacionadas às atividades antrópicas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Joao Pedro Luiz Santos da Silva, Daniela Dantas de Menezes Ribeiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




