TEMPERATURA SUPERFICIAL TERRESTRE E NDVI DOS BAIRROS DA ÁREA URBANA DE ARAPIRACA – AL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ESTATÍSTICAS ZONAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249264151Palavras-chave:
Sensoriamento Remoto, Imagens de Satélite, NDVI, TemperaturaResumo
O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre a cobertura vegetal, dada pelo Normalized Difference Vegetation Index (NDVI), e a Temperatura Superficial Terrestre (TST) da área urbana do município de Arapiraca, Alagoas, utilizando para isso as estatísticas zonais extraídas dos bairros. Para a execução do trabalho foram utilizadas as bandas 2,3,4,5 e 8 do satélite Landsat8 para composição de imagens do terreno e mapeamento do NDVI, e a banda 10 para o mapeamento da TST da área de estudo. Com base nas estatísticas zonais observa-se uma correlação negativa entre os valores de NDVI e TST, ou seja, os bairros que apresentam valores altos de NDVI, em geral, mostram valores baixos de TST, e aqueles que apresentam valores baixos de NDVI, indicam altos valores de TST, o que sugere maiores concentrações de áreas com vegetação em bairros com menores valores de TST. Nesse contexto, as técnicas de processamento de imagens aplicadas aos dados de satélite podem ser utilizadas nas ações de monitoramento e planejamento ambiental urbano, detectando alterações na vegetação e mudanças na temperatura da superfície do terreno relacionadas às atividades antrópicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Joao Pedro Luiz Santos da Silva, Daniela Dantas de Menezes Ribeiro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.