TEMPERATURA SUPERFICIAL TERRESTRE E NDVI DOS BAIRROS DA ÁREA URBANA DE ARAPIRACA – AL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ESTATÍSTICAS ZONAIS

Autores

  • Joao Pedro Luiz Santos da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Daniela Dantas de Menezes Ribeiro Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249264151

Palavras-chave:

Sensoriamento Remoto, Imagens de Satélite, NDVI, Temperatura

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre a cobertura vegetal, dada pelo Normalized Difference Vegetation Index (NDVI), e a Temperatura Superficial Terrestre (TST) da área urbana do município de Arapiraca, Alagoas, utilizando para isso as estatísticas zonais extraídas dos bairros. Para a execução do trabalho foram utilizadas as bandas 2,3,4,5 e 8 do satélite Landsat8 para composição de imagens do terreno e mapeamento do NDVI, e a banda 10 para o mapeamento da TST da área de estudo. Com base nas estatísticas zonais observa-se uma correlação negativa entre os valores de NDVI e TST, ou seja, os bairros que apresentam valores altos de NDVI, em geral, mostram valores baixos de TST, e aqueles que apresentam valores baixos de NDVI, indicam altos valores de TST, o que sugere maiores concentrações de áreas com vegetação em bairros com menores valores de TST. Nesse contexto, as técnicas de processamento de imagens aplicadas aos dados de satélite podem ser utilizadas nas ações de monitoramento e planejamento ambiental urbano, detectando alterações na vegetação e mudanças na temperatura da superfície do terreno relacionadas às atividades antrópicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joao Pedro Luiz Santos da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em geografia pela Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA)

Daniela Dantas de Menezes Ribeiro, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Geografia pela UNIT (2007), mestre em Ciências Ambientais pela UEFS (2011) e Doutora em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (2018).

Downloads

Publicado

04-04-2023

Como Citar

SILVA, J. P. L. S. da; RIBEIRO, D. D. de M. TEMPERATURA SUPERFICIAL TERRESTRE E NDVI DOS BAIRROS DA ÁREA URBANA DE ARAPIRACA – AL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ESTATÍSTICAS ZONAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 92, p. 343–355, 2023. DOI: 10.14393/RCG249264151. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/64151. Acesso em: 16 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos