A AGROINDÚSTRIA DE CARNES DE AVES E SUÍNOS E A DINÂMICA DO CONSUMO PRODUTIVO EM CHAPECÓ/SC
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249263668Palavras-chave:
Relações campo-cidade, Setor agroindustrial, Sistema de integraçãoResumo
Com o aprofundamento da modernização e a crescente interdependência entre ciência, tecnologia e informação, a atividade agropecuária brasileira passou por profundas transformações, resultando em novos (re)arranjos produtivos e espaciais, tanto no campo quanto na cidade. O novo modelo de agricultura – regulado pela economia de mercado – fez com que surgissem cidades funcionais ao campo moderno, as quais passam a ter novas funções e a impor, a partir da difusão de padrões globalizados de produção e consumo, novas relações campo-cidade. Neste contexto, podemos exemplificar Chapecó/SC, que apresenta grande parte de suas atividades intrinsecamente associadas aos circuitos espaciais da produção de aves e suínos. Dessa forma, o objetivo do trabalho está centrado em analisar as especificidades que envolvem a trama produtiva da agroindústria de carnes – organizada a partir do sistema de integração – e sua relação com os componentes do consumo produtivo. Para compreender este processo, o caminho metodológico desta pesquisa considerou, basicamente, pesquisas bibliográfica e documental, sistematização de um banco de dados com informações de fontes primária e secundária e a realização de trabalhos de campo. Esse estudo revelou que as restrições ao processo produtivo impostas pelo sistema de integração, não limitam a ampliação e difusão do consumo produtivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carla Hentz, Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





