A AGROINDÚSTRIA DE CARNES DE AVES E SUÍNOS E A DINÂMICA DO CONSUMO PRODUTIVO EM CHAPECÓ/SC
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249263668Palavras-chave:
Relações campo-cidade, Setor agroindustrial, Sistema de integraçãoResumo
Com o aprofundamento da modernização e a crescente interdependência entre ciência, tecnologia e informação, a atividade agropecuária brasileira passou por profundas transformações, resultando em novos (re)arranjos produtivos e espaciais, tanto no campo quanto na cidade. O novo modelo de agricultura – regulado pela economia de mercado – fez com que surgissem cidades funcionais ao campo moderno, as quais passam a ter novas funções e a impor, a partir da difusão de padrões globalizados de produção e consumo, novas relações campo-cidade. Neste contexto, podemos exemplificar Chapecó/SC, que apresenta grande parte de suas atividades intrinsecamente associadas aos circuitos espaciais da produção de aves e suínos. Dessa forma, o objetivo do trabalho está centrado em analisar as especificidades que envolvem a trama produtiva da agroindústria de carnes – organizada a partir do sistema de integração – e sua relação com os componentes do consumo produtivo. Para compreender este processo, o caminho metodológico desta pesquisa considerou, basicamente, pesquisas bibliográfica e documental, sistematização de um banco de dados com informações de fontes primária e secundária e a realização de trabalhos de campo. Esse estudo revelou que as restrições ao processo produtivo impostas pelo sistema de integração, não limitam a ampliação e difusão do consumo produtivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carla Hentz, Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.