GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ANÁLISE INTEGRADA DO USO DA TERRA E QUALIDADE DE ÁGUA NA MICROBACIA DO RIO PRETO - RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113416270Palabras clave:
Água, Desmatamento, qualidade de águaResumen
O presente estudo teve o objetivo de avaliar as mudanças no uso da terra e seus efeitos na qualidade da água na microbacia do rio Preto - RO. Esta foi escolhida por ser uma área de projetos de assentamento para colonos, o que viabilizou o processo de ocupação do estado de Rondônia. A metodologia foi dividida em três etapas: preparação da base cartográfica e processamento digital de imagens de satélite, atividade de campo com aplicação de formulário sobre o uso da terra e coleta de amostras de água, e integração das informações através de Sistema de Informação Geográfica - SIG. Na área sobre influência da agricultura cafeeira a concentração de OD foi 1,61 mg/l, a temperatura de 27,5º C, pH entre 4,4 e 4,7 e média de condutividade 15,8 ïS25/cm. Foi constatado mudança no uso da terra, que está relacionada ao desenvolvimento econômico recente e histórico de colonização. Como consequência trechos de rios apresentam padrão de qualidade de água inferior ao recomendado pela legislação CONAMA Nº 357/2005.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Joiada Moreira da Silva, Deborah Pereira Linhares, Wanderley Rodrigues Bastos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.