GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ANÁLISE INTEGRADA DO USO DA TERRA E QUALIDADE DE ÁGUA NA MICROBACIA DO RIO PRETO - RONDÔNIA

Autores

  • Joiada Moreira da Silva Universidade Federal de Rondônia
  • Deborah Pereira Linhares Universidade Federal de Rondônia
  • Wanderley Rodrigues Bastos Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113416270

Palavras-chave:

Água, Desmatamento, qualidade de água

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de avaliar as mudanças no uso da terra e seus efeitos na qualidade da água na microbacia do rio Preto - RO. Esta foi escolhida por ser uma área de projetos de assentamento para colonos, o que viabilizou o processo de ocupação do estado de Rondônia. A metodologia foi dividida em três etapas: preparação da base cartográfica e processamento digital de imagens de satélite, atividade de campo com aplicação de formulário sobre o uso da terra e coleta de amostras de água, e integração das informações através de Sistema de Informação Geográfica - SIG. Na área sobre influência da agricultura cafeeira a concentração de OD foi 1,61 mg/l, a temperatura de 27,5º C, pH entre 4,4 e 4,7 e média de condutividade 15,8 ï­S25/cm. Foi constatado mudança no uso da terra, que está relacionada ao desenvolvimento econômico recente e histórico de colonização. Como consequência trechos de rios apresentam padrão de qualidade de água inferior ao recomendado pela legislação CONAMA Nº 357/2005.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joiada Moreira da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Pesquisador colaborador do Laboratório Biogeoquímica Ambiental da Universidade Federal de Rondônia

Deborah Pereira Linhares, Universidade Federal de Rondônia

Possui licenciatura plena em Geografia (2003) e é bacharel em Geografia (2005), ambos pela Universidade Federal de Rondônia. Participou do Programa de Iniciação Científica - PIBIC como colaboradora e bolsista.

Wanderley Rodrigues Bastos, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1986), concluiu o mestrado (1997) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Biofísica Ambiental) no Instituto de Biofísica Carlos Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto III pelo Departamento de Biologia e Coordenador do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental Wolfgang Christian Pfeiffer e Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade Federal de Rondônia.

Downloads

Publicado

15-06-2010

Como Citar

SILVA, J. M. da; LINHARES, D. P.; BASTOS, W. R. GEOPROCESSAMENTO APLICADO A ANÁLISE INTEGRADA DO USO DA TERRA E QUALIDADE DE ÁGUA NA MICROBACIA DO RIO PRETO - RONDÔNIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 34, p. 1–21, 2010. DOI: 10.14393/RCG113416270. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16270. Acesso em: 5 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos