MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE E O HOTSPOTS CERRADO

Autores/as

  • Daniela Almeida Oliveira
  • José Paulo Pietrafesa
  • Maria Gonçalves da Silva Barbalho

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92615700

Palabras clave:

Biodiversidade, Hotspots, Cerrado, Sustentabilidade

Resumen

O presente artigo fez uma revisão bibliográfica da discussão sobre Biodiversidade, e apresenta, ainda, a relação com o conceito de hotspots. Buscou-se esclarecer a importância da manutenção da biodiversidade, tendo em vista os atuais níveis de degradação ambiental desencadeada pela ação humana, através do uso indiscriminado dos recursos naturais enquanto insumo produtivo agrícola. Tal uso ocasionou a ruptura do equilíbrio natural dos ecossistemas, e até mesmo a eliminação de habitats e comunidades, por completo. Perpassou-se, também, pelo conceito de desenvolvimento sustentável, o aparecimento das áreas de proteção ambiental, e o Hotspots brasileiro Cerrado.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Daniela Almeida Oliveira
    Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Goiás. Mestranda em Ecologia e Produção Sustentável pela Universidade Católica de Goiás.

Publicado

2008-06-04

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

OLIVEIRA, Daniela Almeida; PIETRAFESA, José Paulo; BARBALHO, Maria Gonçalves da Silva. MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE E O HOTSPOTS CERRADO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 26, p. 101–114, 2008. DOI: 10.14393/RCG92615700. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15700. Acesso em: 13 jan. 2026.