LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO E CARACTERIZAÇÃO DA PAISAGEM PARA PLANEJAMENTO CONSERVACIONISTA NUMA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DE UBERABA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71915496Palabras clave:
Microbacia, uso e ocupação do solo, paisagem, rio UberabaResumen
Com o aumento da população mundial, principalmente nos países subdesenvolvidos, aliados a crescente demanda por alimentos, ocorreram profundas mudanças na agricultura e consequentemente nas paisagens. Este estudo teve como objetivo fazer o levantamento planialtimétrico, caracterizar a paisagem e classificar a área de acordo com as classes de uso, para subsidiar a elaboração do planejamento conservacionista de uma microbacia hidrográfica, tributária do rio Uberaba, situada na Unidade I do CEFET-Uberaba-MG, numa área total 136 hectares. Foram identificados 10 usos atuais na área em estudo, predominando pastagens e lavouras anuais em 82,30 ha ou 60,51% do total. A soma das áreas de mata ciliar (8,77%) e cerrado nativo (7,35%) perfaz um total de 21,93 ha ou 16,12% do total, abaixo dos 25% mínimos exigidos legalmente por unidade de planejamento. Observou-se uma área florestada (9,47 ha) com plantas exóticas da região ao lado da nascente e bovinos circulando livremente para pastejo e dessedentação nas áreas de nascentes. Evidenciou-se a falta de um planejamento conservacionista na área, caracterizada pelo seu uso e ocupação ao longo dos anos, que modificaram a paisagem da microbacia.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2006 Jose Luiz Rodrigues Torres, Adelar Jose Fabian

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.