LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO E CARACTERIZAÇÃO DA PAISAGEM PARA PLANEJAMENTO CONSERVACIONISTA NUMA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DE UBERABA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71915496Palavras-chave:
Microbacia, uso e ocupação do solo, paisagem, rio UberabaResumo
Com o aumento da população mundial, principalmente nos países subdesenvolvidos, aliados a crescente demanda por alimentos, ocorreram profundas mudanças na agricultura e consequentemente nas paisagens. Este estudo teve como objetivo fazer o levantamento planialtimétrico, caracterizar a paisagem e classificar a área de acordo com as classes de uso, para subsidiar a elaboração do planejamento conservacionista de uma microbacia hidrográfica, tributária do rio Uberaba, situada na Unidade I do CEFET-Uberaba-MG, numa área total 136 hectares. Foram identificados 10 usos atuais na área em estudo, predominando pastagens e lavouras anuais em 82,30 ha ou 60,51% do total. A soma das áreas de mata ciliar (8,77%) e cerrado nativo (7,35%) perfaz um total de 21,93 ha ou 16,12% do total, abaixo dos 25% mínimos exigidos legalmente por unidade de planejamento. Observou-se uma área florestada (9,47 ha) com plantas exóticas da região ao lado da nascente e bovinos circulando livremente para pastejo e dessedentação nas áreas de nascentes. Evidenciou-se a falta de um planejamento conservacionista na área, caracterizada pelo seu uso e ocupação ao longo dos anos, que modificaram a paisagem da microbacia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Jose Luiz Rodrigues Torres, Adelar Jose Fabian
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.