OS PEQUENOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PIAUÍ CRIADOS NO CONTEXTO DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988

Autores/as

  • Rondiney Nunes Nascimento Universidade Federal do Piauí
  • Bartira Araújo da Silva Viana Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510273051

Palabras clave:

Fragmentação territorial, Cidades pequenas, Pequenos municípios, Centros locais, Interesses políticos

Resumen

A discussão acerca das pequenas cidades brasileiras apresenta um impasse metodológico na busca por uma definição pragmática. Afinal, qual o melhor critério para definir o que é uma cidade pequena? Dois são os caminhos mais utilizados: de um lado, a utilização da demografia como fator determinante; de outro, uma abordagem qualitativa que considere a natureza dos bens produzidos. Assim, o objetivo geral pretendido com essa pesquisa é refletir sobre a existência de cidades pequenas no estado do Piauí, a partir da observação de suas características. Como aportes foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: i) verificar o impacto da promulgação da Constituição Federal de 1988 na criação de pequenos municípios no estado do Piauí; ii) apresentar os tipos de cidades pequenas segundo a definição de Corrêa (2011); iii) caracterizar os municípios do Território de Desenvolvimento dos Cocais, Aglomerado-3, criados a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. Para o alcance dos objetivos, lançou-se mão da pesquisa bibliográfica e documental a partir de fontes primárias e secundárias. A pesquisa possibilitou a reflexão sobre o fenômeno dos municípios pequenos no estado do Piauí e suas respectivas sedes administrativas, indicando que se classificam como cidades pequenas e cidades locais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rondiney Nunes Nascimento, Universidade Federal do Piauí

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí-PPGGEO/UFPI, especialista em Planejamento Urbano e Gestão Socioambiental das cidades pela UFPI, graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI.

  • Bartira Araújo da Silva Viana, Universidade Federal do Piauí

    Doutora em Geografia pela IGC / UFMG (2009-2013). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo TROPEN / UFPI (2005-2007). Especialista em Pesquisa para o Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2001-2003).Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1994-2000). Atualmente é professora em regime de Dedicação Exclusiva (Associado I), lotada na Coordenação do Curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí (Desde 21/08/2008). Participa do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia/Mestrado em Geografia (Desde 08/2016). Atualmente é Coordenadora do Mestrado em Geografia - PPGGEO-UFPI ( Desde 15/04/2021 ...). Foi coordenadora do curso de Geografia da UFPI (De 04/2016 a 14/04/2021). É coordenadora do curso de Geografia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor/UFPI (Desde 2011 ...). Foi coordenadora do curso de História do Parfor/UFPI (2011-2022). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, Análise ambiental, Geografia da Indústria e Serviços, Biogeografia, Geografia do Turismo e Geografia Urbana, atuando nos seguintes temas: Formação de professores e ensino de geografia, Educação ambiental, desenvolvimento sustentável, mineração, impactos ambientais, cidade, indústria, comércio e serviços, responsabilidade socioambiental, verticalização, segregação, agentes sociais, formas e processos espaciais, espaço urbano de Teresina. Membro dos grupos de pesquisa: GERUR (UFPI), GEODUC/NUPEG (UFPI), GAAE (UFPI) e Cidade, processos Urbanos e Políticas Públicas (UFPI), vinculados ao CNPq.

Publicado

2024-12-02

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

NASCIMENTO, Rondiney Nunes; VIANA, Bartira Araújo da Silva. OS PEQUENOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PIAUÍ CRIADOS NO CONTEXTO DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 102, p. 65–80, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510273051. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/73051. Acesso em: 5 dec. 2025.