OS PEQUENOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PIAUÍ CRIADOS NO CONTEXTO DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988

Autores

  • Rondiney Nunes Nascimento Universidade Federal do Piauí
  • Bartira Araújo da Silva Viana Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510273051

Palavras-chave:

Fragmentação territorial, Cidades pequenas, Pequenos municípios, Centros locais, Interesses políticos

Resumo

A discussão acerca das pequenas cidades brasileiras apresenta um impasse metodológico na busca por uma definição pragmática. Afinal, qual o melhor critério para definir o que é uma cidade pequena? Dois são os caminhos mais utilizados: de um lado, a utilização da demografia como fator determinante; de outro, uma abordagem qualitativa que considere a natureza dos bens produzidos. Assim, o objetivo geral pretendido com essa pesquisa é refletir sobre a existência de cidades pequenas no estado do Piauí, a partir da observação de suas características. Como aportes foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: i) verificar o impacto da promulgação da Constituição Federal de 1988 na criação de pequenos municípios no estado do Piauí; ii) apresentar os tipos de cidades pequenas segundo a definição de Corrêa (2011); iii) caracterizar os municípios do Território de Desenvolvimento dos Cocais, Aglomerado-3, criados a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. Para o alcance dos objetivos, lançou-se mão da pesquisa bibliográfica e documental a partir de fontes primárias e secundárias. A pesquisa possibilitou a reflexão sobre o fenômeno dos municípios pequenos no estado do Piauí e suas respectivas sedes administrativas, indicando que se classificam como cidades pequenas e cidades locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rondiney Nunes Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Mestrando do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí-PPGGEO/UFPI, especialista em Planejamento Urbano e Gestão Socioambiental das cidades pela UFPI, graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI.

Bartira Araújo da Silva Viana, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Geografia pela IGC / UFMG (2009-2013). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo TROPEN / UFPI (2005-2007). Especialista em Pesquisa para o Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2001-2003).Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1994-2000). Atualmente é professora em regime de Dedicação Exclusiva (Associado I), lotada na Coordenação do Curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí (Desde 21/08/2008). Participa do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia/Mestrado em Geografia (Desde 08/2016). Atualmente é Coordenadora do Mestrado em Geografia - PPGGEO-UFPI ( Desde 15/04/2021 ...). Foi coordenadora do curso de Geografia da UFPI (De 04/2016 a 14/04/2021). É coordenadora do curso de Geografia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor/UFPI (Desde 2011 ...). Foi coordenadora do curso de História do Parfor/UFPI (2011-2022). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, Análise ambiental, Geografia da Indústria e Serviços, Biogeografia, Geografia do Turismo e Geografia Urbana, atuando nos seguintes temas: Formação de professores e ensino de geografia, Educação ambiental, desenvolvimento sustentável, mineração, impactos ambientais, cidade, indústria, comércio e serviços, responsabilidade socioambiental, verticalização, segregação, agentes sociais, formas e processos espaciais, espaço urbano de Teresina. Membro dos grupos de pesquisa: GERUR (UFPI), GEODUC/NUPEG (UFPI), GAAE (UFPI) e Cidade, processos Urbanos e Políticas Públicas (UFPI), vinculados ao CNPq.

Downloads

Publicado

02-12-2024

Como Citar

NASCIMENTO, R. N.; VIANA, B. A. da S. OS PEQUENOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PIAUÍ CRIADOS NO CONTEXTO DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 102, p. 65–80, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510273051. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/73051. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos