MAPEAMENTO DE QUEIMADAS COMO SUBSÍDIO À GESTÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS NO CERRADO: O CASO DO PARQUE NACIONAL DAS SEMPRE-VIVAS (MG - BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249668866Palabras clave:
Unidade de conservação, Uso e cobertura da terra, Sensoriamento remotoResumen
No Cerrado, a ocorrência de queimadas é alta e frequente devido à supressão da vegetação nativa para a expansão agrícola, atividades agropecuárias e incêndios associados à fenômenos naturais. Assim, esta pesquisa realizou o mapeamento multitemporal das queimadas no Parque Nacional das Sempre-Vivas (MG) e áreas adjacentes, com área total de 1241,06 km², localizado nos municípios de Olhos d’Água, Bocaiúva, Diamantina e Buenópolis. Para isso, foram utilizados sensores remotos Thematic Mapper (TM) do Landsat-5, Operational Land Imager (OLI) do Landsat-8 e o Linear Imaging Self-Scanner (LISSIII) do Resourcesat-1 para o mapeamento das áreas queimadas entre 1985 e 2019. As queimadas foram analisadas em conjunto com dados de precipitação e dados de uso e cobertura da terra para estabelecer as relações entre queimadas e condições meteorológicas/uso e cobertura da terra. Os resultados mostram que ocorreu aumento de 14% na ocorrência de queimadas nesses 34 anos e uma redução de 48% em relação aos anos anteriores à criação do parque, em 2002. E ainda, mostram que a Formação Savânica, Formação Campestre, Pastagem e Formação Florestal foram afetadas por queimadas nos últimos 34 anos, totalizando 2.369,41 km², 1.108,87 km², 502,63 km² e 198,35 km², respectivamente. Este estudo pode auxiliar na elaboração de um plano de ações que inclua a comunidade local no planejamento e na gestão do Parque, a recuperação de áreas queimadas e o controle dos incêndios nestas áreas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Shayene Bernardo Dutra, Francielle da Silva Cardozo, Gabriel Pereira, Guilherme Augusto Verola Mataveli, Gustavo Domingos Zanin

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




