MAPEAMENTO DE QUEIMADAS COMO SUBSÍDIO À GESTÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS NO CERRADO: O CASO DO PARQUE NACIONAL DAS SEMPRE-VIVAS (MG - BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249668866Palavras-chave:
Unidade de conservação, Uso e cobertura da terra, Sensoriamento remotoResumo
No Cerrado, a ocorrência de queimadas é alta e frequente devido à supressão da vegetação nativa para a expansão agrícola, atividades agropecuárias e incêndios associados à fenômenos naturais. Assim, esta pesquisa realizou o mapeamento multitemporal das queimadas no Parque Nacional das Sempre-Vivas (MG) e áreas adjacentes, com área total de 1241,06 km², localizado nos municípios de Olhos d’Água, Bocaiúva, Diamantina e Buenópolis. Para isso, foram utilizados sensores remotos Thematic Mapper (TM) do Landsat-5, Operational Land Imager (OLI) do Landsat-8 e o Linear Imaging Self-Scanner (LISSIII) do Resourcesat-1 para o mapeamento das áreas queimadas entre 1985 e 2019. As queimadas foram analisadas em conjunto com dados de precipitação e dados de uso e cobertura da terra para estabelecer as relações entre queimadas e condições meteorológicas/uso e cobertura da terra. Os resultados mostram que ocorreu aumento de 14% na ocorrência de queimadas nesses 34 anos e uma redução de 48% em relação aos anos anteriores à criação do parque, em 2002. E ainda, mostram que a Formação Savânica, Formação Campestre, Pastagem e Formação Florestal foram afetadas por queimadas nos últimos 34 anos, totalizando 2.369,41 km², 1.108,87 km², 502,63 km² e 198,35 km², respectivamente. Este estudo pode auxiliar na elaboração de um plano de ações que inclua a comunidade local no planejamento e na gestão do Parque, a recuperação de áreas queimadas e o controle dos incêndios nestas áreas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Shayene Bernardo Dutra, Francielle da Silva Cardozo, Gabriel Pereira, Guilherme Augusto Verola Mataveli, Gustavo Domingos Zanin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.