REGIÃO, CULTURA E GÊNERO DE VIDA: LEITURAS “GEOGRÁFICAS” SOBRE A OBRA SAGARANA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA

Authors

  • Marcelo Cervo Chelotti Doutorando em Geografia pela UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92615710

Keywords:

região, cultura, gênero de vida, sertão.

Abstract

O presente ensaio tem por objeto ser um exercício metodológico, ao tentar estabelecer uma ponte entre a Literatura e a Geografia, mais especificamente entre a obra Sagarana de João Guimarães Rosa, e os aportes teóricos da Geografia Cultural, fundamentada em categoriais analíticas como região cultural e gênero de vida. A obra Sagarana apresenta-se enquanto um sertão literário a ser desvendado pelo leitor, que no caso em questão nos é apresentado por dois contos; São Marcos e Corpo Fechado. A partir de fragmentos dos contos, foram identificadas algumas dimensões consideradas identificadoras do gênero de vida das gentes do sertão, como a religiosidade e a valentia. A partir dessas duas dimensões do gênero de vida, torna-se clara sua especificidade, não só geográfica (em relação ao meio), mas também nas construções sociais que identificam as gentes do sertão.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Marcelo Cervo Chelotti, Doutorando em Geografia pela UFU
    Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS) Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - campus Presidente Prudente (Unesp/PP/SP) Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG)

Published

2008-06-04

Issue

Section

Artigos

How to Cite

CHELOTTI, Marcelo Cervo. REGIÃO, CULTURA E GÊNERO DE VIDA: LEITURAS “GEOGRÁFICAS” SOBRE A OBRA SAGARANA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 26, p. 53–64, 2008. DOI: 10.14393/RCG92615710. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15710. Acesso em: 13 feb. 2026.