GEOGRAFIA DO DENGUE EM UBERLÂNDIA (MG) NA EPIDEMIA DE 1999
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG51115324Palabras clave:
Geografia de doenças, doença transmitida por vetor, ecologia de Paisagem, geografia urbanaResumen
A forma como homem se organiza no espaço pode produzir efeitos negativos para sua saúde. Este trabalho foi empreendido para avaliar a distribuição geográfica de febre de dengue na municipalidade de Uberlândia, Estado de Minas Gerais, tendo como referência a incidência do ano de 1999. O zoneamento da área de estudo foi realizado por meio de uma análise gráfica da área urbana (mapemaneto). A divisão da cidade correspondeu à nova distribuição de bairros integrados. Cada setor incluiu dez unidades de bairros. Foram calculadas as taxas de incidência para cada setor, por sexos e grupos de idade. Foram aplicados métodos estatísticos não-paramétricos aos dados (p < 0.05). A transmissão foi significativamente diferente no espaço (χ2=9.98; p=0.0408). A incidência não diferiu de acordo com sexo nos setores, mas variou para o sexo feminino (X² = 9.57; p = 0.0483). Houve diferença significante no grupo de 0 para 9 anos de idade (grupo menos infetado) entre os setores (X² = 11,84: p = 0,00186) e os índices mais altos ocorreram nos setores Norte e Oeste e para o grupo de 20 a 29 anos de idade. Concluímos que a incidência do Dengue não é homogênea na área estudada.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2004 Almerinda dos Santos, Oswaldo Marçal Junior

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




