ÍNDICE DE RESILIÊNCIA RURAL QUANTO À OCORRÊNCIA DE EVENTOS DE ESTIAGEM E SECA EM ESCALA MUNICIPAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610676170Palavras-chave:
Desastres naturais, Déficit hídrico, Gestão públicaResumo
O déficit hídrico na zona rural causa problemas ambientais e econômicos que, somados à falta de capacidade de gerir essa situação por parte dos moradores rurais, podem intensificar os impactos negativos vivenciados por essa comunidade. As características desse grupo social expõem a necessidade de gestões públicas eficientes na implementação de políticas públicas na gestão de desastres naturais. Esta pesquisa desenvolve-se em duas etapas: a primeira busca contextualizar as metodologias existentes quanto à mensuração desses eventos climáticos na zona rural; a segunda desenvolve uma metodologia (Índice) para a quantificação da resiliência da zona rural perante o déficit hídrico, com possibilidade de replicação pela gestão pública dos municípios. Desse modo, constatou-se que as metodologias existentes possuem características individuais e não são passíveis de replicação pela gestão pública municipal, por serem desenvolvidas para situações específicas e demandarem maior qualificação técnica para sua implementação – o que pode agir como um desafio para pequenos municípios. No que diz respeito ao Índice para a mensuração da resiliência rural, foram elencados 20 indicadores que o compõem. Embora tenha sido efetivamente desenvolvido, o Índice apresentou limitações, como a intenção de desenvolver um método de fácil replicação e a disponibilidade de parâmetros censitários para este tipo de avaliação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diovana da Silva Guterres, Diuliana Leandro, Marília Lazarotto, Larissa Aldrighi da Silva, Andréa Souza Castro, Edgar Ricardo Schoffel, Henrique Noguez da Cunha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





