ANÁLISE DOS CONDICIONANTES SINÓTICOS E DOS IMPACTOS RELATIVOS A EVENTOS PLUVIAIS EXTREMOS EM JUNHO DE 2019 E MAIO DE 2022 NA CIDADE DE RECIFE(PE)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610776084Palavras-chave:
Clima urbano, Chuvas, Distúrbio Ondulatório de Leste, Direção dos ventosResumo
Os eventos pluviais extremos são uma ameaça crescente para as áreas urbanas, pois estão relacionados a episódios de inundações e deslizamentos de terra. No município de Recife, localizado no estado de Pernambuco, fatores como as transformações urbanas e vulnerabilidades socioambientais agravam esses impactos. Assim, este estudo analisou os padrões, a gênese e os condicionantes de dois episódios críticos de precipitação extrema: o evento de maior intensidade da série histórica do CEMADEN e o episódio severo ocorrido em 2022. Foram utilizados dados de precipitação de postos distribuídos por toda a área de estudo para a classificação dos limiares diários de chuva e dos padrões espaciais dos episódios de chuvas extremas. A partir da análise de cartas sinóticas, foram identificados os sistemas atmosféricos atuantes em dias com ocorrência de eventos pluviais extremos. Os resultados apontam para uma maior influência dos Distúrbios Ondulatórios de Leste em episódios com maiores magnitudes, além da influência da topografia na distribuição espacial das chuvas, com maior concentração nas áreas de encostas. Observa-se que o entendimento dos padrões da precipitação é fundamental para o aprimoramento da gestão de riscos, e ações de adaptação às mudanças climáticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lillian Souza dos Anjos, Rafael Silva dos Anjos, Lucas Suassuna de Albuquerque Wanderley, Rodrigo Cesar Bezerra Bispo, Ranyére Silva Nóbrega

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





