SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS CULTURAIS NO PARCO REGIONALE CORNO ALLE SCALE EM LIZZANO IN BELVEDERE, ITÁLIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610674388Palavras-chave:
Apeninos Bolonheses, Florestas vivas, Neve artificial, Patrimônio natural, histórico e culturalResumo
Esta pesquisa visa identificar os Serviços Ecossistêmicos (SEs) Culturais e os benefícios associados no Parque Regional Corno alle Scale, em Lizzano de Belvedere, Itália. Foram realizados como procedimentos: levantamento bibliográfico e documental; pesquisa de campo; entrevistas; identificação dos SEs; e análise das informações. O Parque, que está situado nos Apeninos Bolonheses, resguarda um patrimônio natural, histórico e cultural que gera inúmeros benefícios aos visitantes e moradores dos vilarejos medievais na Área Protegida. No Parque foram identificados sete Serviços Culturais: diversidade cultural, valores paisagísticos, estéticos, espirituais e de inspiração, turismo, recreação e lazer, práticas esportivas e atividades físicas, pesquisa científica e valores educacionais. Os aspectos naturais, como o relevo montanhoso, as florestas de faias, a biodiversidade e os cursos d’água, são fundamentais para promover benefícios imateriais aos moradores e visitantes. Entretanto, no contexto das mudanças climáticas, vários impactos que ameaçam a oferta desses serviços, como a produção de neve artificial e a instalação de teleféricos que causam impactos ao solo, aos recursos hídricos e à biodiversidade. Para a proteção dos recursos naturais e a manutenção dos SEs torna-se urgente a criação de estratégias para promover um turismo mais sustentável que considere como as potencialidades locais e regionais podem ser promovidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria do Socorro Ferreira da Silva, Elisa Magnani, José Sobreiro Filho, Fernando Luiz Araújo Sobrinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





