ANÁLISE E COMPARAÇÃO DO ÍNDICE DE UMIDADE SUPERFICIAL DO SOLO NA IDENTIFICAÇÃO DE AMBIENTES DEGRADADOS E PRESERVADOS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA REGIÃO DOS CARIRIS VELHOS/PB, SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510272933

Palavras-chave:

Caatinga, Desertificação, Geotecnologias

Resumo

No semiárido brasileiro, o desmatamento histórico cria grandes áreas degradadas, inclusive em Unidades de Conservação (UCs). O objetivo deste trabalho é identificar, analisar e comparar as áreas onde se concentram os maiores e menores níveis de Índice de Umidade Superficial do Solo (IUSS), em áreas degradadas e com cobertura vegetal em duas UCs localizadas nos Cariris Velhos/PB. Utilizou-se um conjunto de pontos obtidos por meio de trabalhos de campo e de imagens de satélite, sendo mensurados os níveis de IUSS a partir da obtenção e combinação de dados sobre a Temperatura de Superfície (TS) e o Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (IVDN), durante os períodos chuvoso e seco. Os resultados apontaram que, nas duas UCs, os pontos referentes às áreas degradadas apresentaram IUSS baixo, TS elevada e IVDN baixo, enquanto as áreas preservadas apresentaram níveis elevados de IUSS e IVDN, além de valores altos de biomassa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Félix da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Geografia pela UFMS, licenciado em Geografia pela Uniaselvi, mestre em Geografia pela UFMS, doutor em Geografia pela UFPB.

Bartolomeu Israel de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Geografia pela UFPB, mestre em desenvolvimento e meio ambiente pela UFPB, doutor em Geografia pela UFRS e pós-doutorado em biogeografia pela Universidad de Sevilla.

Vitor Matheus Bacani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciatura plena e bacharelado em Geografia pela UFMS, mestre em Geografia pela UFMS, doutor em Geografia Física pela USP e pós-doutorado Université de Rennes 2.

Downloads

Publicado

02-12-2024

Como Citar

SILVA, L. F. da; SOUZA, B. I. de; BACANI, V. M. ANÁLISE E COMPARAÇÃO DO ÍNDICE DE UMIDADE SUPERFICIAL DO SOLO NA IDENTIFICAÇÃO DE AMBIENTES DEGRADADOS E PRESERVADOS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA REGIÃO DOS CARIRIS VELHOS/PB, SEMIÁRIDO BRASILEIRO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 102, p. 01–20, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510272933. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/72933. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos