ANÁLISE E COMPARAÇÃO DO ÍNDICE DE UMIDADE SUPERFICIAL DO SOLO NA IDENTIFICAÇÃO DE AMBIENTES DEGRADADOS E PRESERVADOS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA REGIÃO DOS CARIRIS VELHOS/PB, SEMIÁRIDO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510272933Palavras-chave:
Caatinga, Desertificação, GeotecnologiasResumo
No semiárido brasileiro, o desmatamento histórico cria grandes áreas degradadas, inclusive em Unidades de Conservação (UCs). O objetivo deste trabalho é identificar, analisar e comparar as áreas onde se concentram os maiores e menores níveis de Índice de Umidade Superficial do Solo (IUSS), em áreas degradadas e com cobertura vegetal em duas UCs localizadas nos Cariris Velhos/PB. Utilizou-se um conjunto de pontos obtidos por meio de trabalhos de campo e de imagens de satélite, sendo mensurados os níveis de IUSS a partir da obtenção e combinação de dados sobre a Temperatura de Superfície (TS) e o Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (IVDN), durante os períodos chuvoso e seco. Os resultados apontaram que, nas duas UCs, os pontos referentes às áreas degradadas apresentaram IUSS baixo, TS elevada e IVDN baixo, enquanto as áreas preservadas apresentaram níveis elevados de IUSS e IVDN, além de valores altos de biomassa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leandro Félix da Silva, Bartolomeu Israel de Souza, Vitor Matheus Bacani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.