PROPOSTA DE REDE NEURAL ARTIFICIAL PARA ESTIMATIVA DO CONFORTO TÉRMICO

Autores

  • Fernanda Marcielli Santos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Carlo Ralph de Musis Universidade Federal de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0001-6047-1304

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510071275

Palavras-chave:

Conforto térmico, Aprendizagem de máquina, Climatologia urbana

Resumo

O artigo apresenta o desenvolvimento de um procedimento utilizando Rede Neural Artificial (RNA) para realizar a previsão do conforto térmico. Os dados utilizados na pesquisa foram disponibilizados no banco de dados da ASHRAE, que reúne dados climatológicos de trabalhos científicos mundiais. Para a arquitetura da RNA, optou-se por um modelo Feed-Forward (FF) com rede triangular de três camadas, otimizador NAdam com taxa de aprendizado de 0,01 e função de ativação ReLu em três camadas. Dividiram-se os dados em 70% para treinamento e 30% para teste, utilizando um batch size de 512 executando 1.500 epochs. Os parâmetros de entrada usados foram: índice de resistência térmica das vestimentas, taxa de metabolismo individual, temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade do ar e temperatura externa mensal do ar, e o parâmetro de saída foi o conforto térmico. O desenvolvimento da rede neural foi realizado em linguagem Python utilizando as bibliotecas existentes (Tensorflow e Keras), sendo posteriormente disponibilizado no Github. Os resultados mostraram que a RNA ajustada apresentou um erro de 13,7%, considerada como tendo um bom ajuste para estimar a sensação térmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Marcielli Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Física Ambiental na UFMT (2022) em Climatologia Urbana na área de Análise e Modelagem de Sistemas Urbanos com a tese: "PROPOSTA DE REDE NEURAL ARTIFICIAL PARA PREVISÃO DO CONFORTO TÉRMICO UTILIZANDO O ASHRAE COMFORT DATABASE II". Mestrado em Física e Meio Ambiente pela UFMT (2005) na área de concentração de Mudanças Climáticas Globais e Linha de Pesquisa em GeoHidro com a dissertação: "APLICAÇÃO DE MÉTODOS GEOFÍSICOS NO ESTUDO DA CONTAMINAÇÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO LIXÃO DE CUIABÁ - MT". Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia (2002).

Carlo Ralph de Musis, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Agricultura Tropical e Engenheiro civil pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atua como orientador de mestrado e doutorado nos Programas de Estudos Pós-graduados em Física Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso, e em Ciências Ambientais na Universidade de Cuiabá. Atua também como perito criminal na área de Computação na POLITEC/MT. Tem se dedicado a estudos e pesquisas multidisciplinares tendo como referentes estatística multivariada, teoria das representações sociais, conforto ambiental, interação biosfera-atmosfera, modelagem por sistemas dinâmicos e física ambiental.

Downloads

Publicado

01-08-2024

Como Citar

SANTOS, F. M.; MUSIS, C. R. de. PROPOSTA DE REDE NEURAL ARTIFICIAL PARA ESTIMATIVA DO CONFORTO TÉRMICO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 100, p. 64–76, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510071275. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/71275. Acesso em: 24 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos