CORRELAÇÃO ENTRE CRESCIMENTO URBANO E ÁREAS SUJEITAS A INUNDAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259869966Palavras-chave:
Vulnerabilidade social, Desenvolvimento sustentável, Desastres, Gestão territorial, SuscetibilidadeResumo
A urbanização e as inundações desempenham um papel cíclico na construção do risco a desastres, por isso o objetivo dessa pesquisa foi identificar as áreas propensas a risco de desastre por inundação e sua inter-relação com o processo de evolução da mancha urbana no município de João Pessoa, Paraíba. A metodologia se dividiu em: classificação das áreas suscetíveis a inundação, utilizando diferentes resoluções e recortes espaciais; e análise da expansão urbana no município entre 1990 e 2018. Os melhores resultados apareceram ao utilizar resolução espacial de 5 m × 5 m e uma abordagem espacial voltada para as bacias hidrográficas. As bacias hidrográficas dos rios Marés-Sanhauá, Jaguaribe e Gramame foram aquelas com maiores porcentagens de áreas com “muito alta” ordem de priorização de ações de redução do risco à inundação. Durante 1990 e 2018, a bacia hidrográfica do rio Cuiá apresentou maior expansão urbana; já em 2018, foram Jaguaribe, Marés-Sanhauá e Cuiá. As bacias hidrográficas Jaguaribe e Marés-Sanhauá são aquelas com maior sobreposição de áreas urbanizadas e áreas com muito alto grau de prioridade de ações de redução do risco à inundação. Diante disso, recomendam-se ações preventivas e adaptativas nas áreas mais prioritárias das bacias de Jaguaribe, Marés-Sanhauá e Cuiá.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Amanda Alves Queiroga, Hamilcar José Almeida Filgueira, Camila Cunico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.