ANÁLISE DE MUDANÇA NO USO DO SOLO NA ZONA DE AMORTECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA, CIDADE DO RIO DE JANEIRO – BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259969794

Palavras-chave:

Unidade de conservação, Área urbana, Legislação, LCM

Resumo

A pressão urbana sobre as áreas protegidas nos grandes centros urbanos, torna urgente o debate sobre o uso e ocupação do solo no entorno das unidades de conservação (UC). O Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral que, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), destina-se à preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. O PEPB apresenta em seu plano de manejo a delimitação da Zona de Amortecimento (ZA), a qual tem a função de minimizar impactos e ordenar o uso e a ocupação do solo do entorno do Parque, protegendo a fauna e a flora do seu interior. O presente trabalho visa analisar a redução da cobertura vegetal entre os anos de 2004 e 2018 na ZA do Parque Estadual da Pedra Branca, com o auxílio da ferramenta Land Change Modeler (LCM), do software IDRISI, e identificar como as legislações e as mudanças de uso do solo no município do Rio de Janeiro, contribuíram para incentivar a ocupação residencial deste território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Castilho da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada do Departamento de Geografia Física (DGF) do Instituto de Geografia (IGEOG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Eloisa da Silva Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Geologia (UFRJ), Pós-graduda em Educação Básica no Ensino de Geografia (UERJ/FFP) e Graduada em Licenciatura plena em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores/UERJ. Possui experiência nas áreas de Educação e Geociências com ênfase em Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Politicas Públicas.

Downloads

Publicado

04-06-2024

Como Citar

COSTA, V. C. da; PEREIRA, E. da S. ANÁLISE DE MUDANÇA NO USO DO SOLO NA ZONA DE AMORTECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA, CIDADE DO RIO DE JANEIRO – BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 99, p. 01–14, 2024. DOI: 10.14393/RCG259969794. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69794. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos