POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DOS DADOS DE WEB SCRAPING PARA O MAPEAMENTO DOS PREÇOS DOS IMÓVEIS URBANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249668395

Palavras-chave:

Mercado imobiliário, Preço da terra, Big data, Mapa dos preços

Resumo

Embora a disponibilidade de dados online tenha aumentado, o tratamento e a avaliação destes dados incorrem em discussões acerca dos instrumentos científicos que permitem mensurar as principais características dos dados, minimizando inconsistências próprias relacionadas ao objeto. O propósito deste artigo foi analisar a representatividade dos dados obtidos por web scraping dos anúncios presentes em dois sites de extensão nacional ao aplicar uma forma de depuração sobre os dados de venda dos imóveis, bem como verificar sua proporção em relação ao cadastro imobiliário residencial municipal. O método propôs a utilização de dados disponíveis na web, recuperados através da técnica de raspagem de dados online (web scraping). Na abordagem, prestou-se atenção quanto aos preços das médias nos períodos de referência, como do levantamento das potencialidades e limitações dos dados de big data, assim como o mapeamento da concentração espacial dos preços do mercado imobiliário classificados por tipo e espacializados por bairro. A pesquisa concluiu que a base do site Olx apresentou menor completude e menor volume se comparado ao Imovelweb (Iw), porém maior variedade referente à cobertura espacial dos imóveis como o mapeamento da distribuição das médias dos preços do m² por bairro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Góes de Souza, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (2013). Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com ênfase em Informações Espaciais. Especialista em Geotecnologias e Soluções de Inteligência Geográfica pela Faculdade Escola de Engenharia de Agrimensura da Sociedade Civil Educacional de Engenharia Eletro-Mecânica da Bahia - EEEMBA (2018).  Possui experiência no ensino da disciplina de Geografia, Cartografia e Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos. Atualmente realiza pesquisa sobre o preço da terra urbana.

Vivian de Oliveira Fernandes, Universidade Federal da Bahia

Professora Associada do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia e Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPEC) na área de Informações Espaciais e do Mestrado profissional em rede nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa em Análise e Representação de Dados Espaciais no CNPq. Engenheira Cartógrafa pela Universidade Federal do Paraná, Mestre e Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com período sanduíche no Karlsruhe Institute of Technology (KIT). Atuação na área de Mapeamento principalmente nos seguintes temas: Aquisição, processamento e representação de dados espaciais.

Julio César Pedrassoli, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Geografia Humana pela USP, mestre em Geografia Física pela USP e graduado em Geografia pela UNESP onde concluiu o bacharelado e a licenciatura. Desenvolve pesquisas envolvendo a aplicação de Sensoriamento Remoto na identificação de padrões de mudança espaço temporais sobre a superfície terrestre, especialmente no mapeamento da expansão urbana e das relações entre moradia e pobreza na Região Metropolitana de São Paulo. Desde 2014 é Professor e Pesquisador na Universidade Federal da Bahia, trabalhando no departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia da Escola Politécnica da UFBA. É consultor em Sistemas de Informações Geográficas para o Instituto Pólis, onde já ocupou o cargo de Geógrafo Pleno e continua atuando na interface entre a academia e a consultoria para implementação de ferramentas de análise espacial na tomada de decisão. Foi Research Scholar no Lamont-Doherty Earth Observatory/Columbia University em Nova York, desenvolvendo pesquisas com a aplicação de modelos lineares de mistura espectral para o estudo das mudanças na superfície terrestre ao longo do tempo, em especial na detecção e mapeamento de favelas e expansão urbana. Atualmente é membro do Steering Committee da International Geographical Union - IGU - Urban commission e coordenador do mapeamento das áreas urbanizadas no projeto MapBiomas.

Fernanda Doracy Rocha Fonseca, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal da Bahia (2018). Tem experiência em tradução de textos científicos da língua inglesa

Downloads

Publicado

05-12-2023

Como Citar

SOUZA, T. G. de; FERNANDES, V. de O.; PEDRASSOLI, J. C.; FONSECA, F. D. R. POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DOS DADOS DE WEB SCRAPING PARA O MAPEAMENTO DOS PREÇOS DOS IMÓVEIS URBANOS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 96, p. 73–87, 2023. DOI: 10.14393/RCG249668395. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/68395. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos