POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DOS DADOS DE WEB SCRAPING PARA O MAPEAMENTO DOS PREÇOS DOS IMÓVEIS URBANOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249668395Palavras-chave:
Mercado imobiliário, Preço da terra, Big data, Mapa dos preçosResumo
Embora a disponibilidade de dados online tenha aumentado, o tratamento e a avaliação destes dados incorrem em discussões acerca dos instrumentos científicos que permitem mensurar as principais características dos dados, minimizando inconsistências próprias relacionadas ao objeto. O propósito deste artigo foi analisar a representatividade dos dados obtidos por web scraping dos anúncios presentes em dois sites de extensão nacional ao aplicar uma forma de depuração sobre os dados de venda dos imóveis, bem como verificar sua proporção em relação ao cadastro imobiliário residencial municipal. O método propôs a utilização de dados disponíveis na web, recuperados através da técnica de raspagem de dados online (web scraping). Na abordagem, prestou-se atenção quanto aos preços das médias nos períodos de referência, como do levantamento das potencialidades e limitações dos dados de big data, assim como o mapeamento da concentração espacial dos preços do mercado imobiliário classificados por tipo e espacializados por bairro. A pesquisa concluiu que a base do site Olx apresentou menor completude e menor volume se comparado ao Imovelweb (Iw), porém maior variedade referente à cobertura espacial dos imóveis como o mapeamento da distribuição das médias dos preços do m² por bairro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thaís Góes de Souza, Vivian de Oliveira Fernandes, Julio César Pedrassoli, Fernanda Doracy Rocha Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.