VIABILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA GERENCIAMENTO DA DEMANDA HÍDRICA EM CONJUNTOS RESIDENCIAIS DE PROGRAMAS SOCIAIS DE PERNAMBUCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249567265

Palavras-chave:

Manejo de águas pluviais, Recursos hídricos, Economia de água

Resumo

O aproveitamento de água pluvial consiste em uma tecnologia com potencial de desafogar as fontes de abastecimento pública, minimizando as problemáticas urbanas de demanda hídrica. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo verificar o potencial econômico e a viabilidade de implementação de sistema de aproveitamento de água pluvial em residenciais de programas sociais, em Igarassu, Pernambuco. Com isso, foi utilizado o software Netuno 4.0 para realização de simulações de captação de água pluvial, para verificar o referido potencial econômico, em que a água pluvial poderia substituir parte da demanda de água proveniente das fontes de abastecimento, visando a utilização em fins não nobres. Os resultados revelam uma relativa e possível redução no consumo de água potável e, uma consequente economia na conta de água que se torna considerável ao longo dos anos. A média do potencial anual para uso da água pluvial, para uso em fins não potáveis, pode variar de 5% a 9%, dependendo do reservatório adotado para armazenamento e da demanda per capita de água considerada. Portanto, os custos para implementação do sistema de aproveitamento de água pluvial para residenciais de Igarassu, se mostraram pertinentes, com um retorno financeiro de aproximadamente 6 a 7 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jocimar Coutinho Rodrigues Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando e mestre (2022) em Engenharia Civil, na área de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, pelo PPGEC/UFPE. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2021). Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Sergipe (2019) e em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2019). 

Anderson Luiz Ribeiro de Paiva, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2002).

Fabricio Motteran, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2013), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras(2010) e graduado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004).

Sylvana Melo dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1994).

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

RODRIGUES JUNIOR, J. C.; PAIVA, A. L. R. de; MOTTERAN, F.; SANTOS, S. M. dos. VIABILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA GERENCIAMENTO DA DEMANDA HÍDRICA EM CONJUNTOS RESIDENCIAIS DE PROGRAMAS SOCIAIS DE PERNAMBUCO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 95, p. 260–280, 2023. DOI: 10.14393/RCG249567265. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/67265. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos