VIABILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA GERENCIAMENTO DA DEMANDA HÍDRICA EM CONJUNTOS RESIDENCIAIS DE PROGRAMAS SOCIAIS DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249567265Palavras-chave:
Manejo de águas pluviais, Recursos hídricos, Economia de águaResumo
O aproveitamento de água pluvial consiste em uma tecnologia com potencial de desafogar as fontes de abastecimento pública, minimizando as problemáticas urbanas de demanda hídrica. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo verificar o potencial econômico e a viabilidade de implementação de sistema de aproveitamento de água pluvial em residenciais de programas sociais, em Igarassu, Pernambuco. Com isso, foi utilizado o software Netuno 4.0 para realização de simulações de captação de água pluvial, para verificar o referido potencial econômico, em que a água pluvial poderia substituir parte da demanda de água proveniente das fontes de abastecimento, visando a utilização em fins não nobres. Os resultados revelam uma relativa e possível redução no consumo de água potável e, uma consequente economia na conta de água que se torna considerável ao longo dos anos. A média do potencial anual para uso da água pluvial, para uso em fins não potáveis, pode variar de 5% a 9%, dependendo do reservatório adotado para armazenamento e da demanda per capita de água considerada. Portanto, os custos para implementação do sistema de aproveitamento de água pluvial para residenciais de Igarassu, se mostraram pertinentes, com um retorno financeiro de aproximadamente 6 a 7 anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jocimar Coutinho Rodrigues Junior, Anderson Luiz Ribeiro de Paiva, Fabricio Motteran, Sylvana Melo dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.