A DENSIDADE DE ESTRUTURAS GEOLÓGICAS, OS PADRÕES DE LINEAMENTOS E SUA RELAÇÃO COM OS MOVIMENTOS DE MASSA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ESPÍRITO SANTO, SUDESTE DO BRASIL)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249567036

Palavras-chave:

Lineamentos, Geologia Estrutural, Neotectônica, Movimentos de Massa

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo principal analisar e relacionar a densidade de estruturas geológicas e os padrões de lineamentos com a ocorrência de movimentos de massa no município de Vitória (Espírito Santo, Brasil). A metodologia utilizada foi dividida em três etapas: Etapa de Levantamentos Bibliográficos - consiste na realização e coleta de dados bibliográficos, mapas temáticos diversos (topográficos, geológicos e estruturais), imagens de satélites e fotointerpretação, bem como confecção de mapa com estruturação geológica da região (lineamentos, falhamentos, fraturamentos etc…); Etapa de Campo e Coleta de dados da área de estudo - realizada através de mapeamento sistemático em campo com coleta de dados estruturais; Sistematização e integração dos Dados - ocorre em gabinete e consiste na análise, interpretação dos dados obtidos em campo, bem como sistematização e integração dos dados existentes. Estes dados foram integrados e analisados a partir dos registros de movimentos de massa da Defesa Civil Municipal, referentes ao período entre 2006 e 2020. A análise dos resultados obtidos demonstra a importante relação entre os lineamentos e as ocorrências de movimentos de massa com a litologia, as estruturas geológicas regionais e os eventos neotectônicos do estado do Espírito Santo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Borini Pimentel, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo (SEDU) e discente de Mestrado do curso de Pós Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Espírito Santo.  

Luiza Leonardi Bricalli, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Doutorado em Geologia (UFRJ)-2011, com DOUTORADO SANDUÍCHE na Universidade de Roma (UNIROMA)-2009. MESTRADO em Geomorfologia (USP)-2006. Atualmente é Professora Adjunta da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES). 

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

PIMENTEL, T. B.; BRICALLI, L. L. A DENSIDADE DE ESTRUTURAS GEOLÓGICAS, OS PADRÕES DE LINEAMENTOS E SUA RELAÇÃO COM OS MOVIMENTOS DE MASSA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ESPÍRITO SANTO, SUDESTE DO BRASIL). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 95, p. 160–179, 2023. DOI: 10.14393/RCG249567036. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/67036. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos