A DENSIDADE DE ESTRUTURAS GEOLÓGICAS, OS PADRÕES DE LINEAMENTOS E SUA RELAÇÃO COM OS MOVIMENTOS DE MASSA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ESPÍRITO SANTO, SUDESTE DO BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249567036Palavras-chave:
Lineamentos, Geologia Estrutural, Neotectônica, Movimentos de MassaResumo
Essa pesquisa tem como objetivo principal analisar e relacionar a densidade de estruturas geológicas e os padrões de lineamentos com a ocorrência de movimentos de massa no município de Vitória (Espírito Santo, Brasil). A metodologia utilizada foi dividida em três etapas: Etapa de Levantamentos Bibliográficos - consiste na realização e coleta de dados bibliográficos, mapas temáticos diversos (topográficos, geológicos e estruturais), imagens de satélites e fotointerpretação, bem como confecção de mapa com estruturação geológica da região (lineamentos, falhamentos, fraturamentos etc…); Etapa de Campo e Coleta de dados da área de estudo - realizada através de mapeamento sistemático em campo com coleta de dados estruturais; Sistematização e integração dos Dados - ocorre em gabinete e consiste na análise, interpretação dos dados obtidos em campo, bem como sistematização e integração dos dados existentes. Estes dados foram integrados e analisados a partir dos registros de movimentos de massa da Defesa Civil Municipal, referentes ao período entre 2006 e 2020. A análise dos resultados obtidos demonstra a importante relação entre os lineamentos e as ocorrências de movimentos de massa com a litologia, as estruturas geológicas regionais e os eventos neotectônicos do estado do Espírito Santo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thiago Borini Pimentel, Luiza Leonardi Bricalli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.