DECISÕES PARA A ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA: APROXIMANDO CIÊNCIA E GESTORES NA REGIÃO DOS VALES/RS

Autores

  • Markus Erwin Brose Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249566921

Palavras-chave:

Racionalidade limitada, Extensão universitária, Rio Grande do Sul

Resumo

A transparência e a disponibilidade de informações de base científica, por si só, não têm se mostrado capaz de alterar as prioridades para gestores públicos e privados nos rumos do desenvolvimento no Rio Grande do Sul. O presente ensaio tem por objetivo sistematizar a experiência por pesquisadores da Universidade de Santa Cruz do Sul na qualificação das ações de extensão e inserção junto à comunidade regional com a dimensão da adaptação climática. São brevemente descritas quatro áreas de atuação pelos pesquisadores na Região dos Vales, entre 2017 a 2022, tendo como referência os conceitos de Enquadramento e Ancoragem oriundos da Teoria da Racionalidade Limitada no campo de estudos organizacionais. Entre as lições aprendidas na assessoria à tomada de decisões que incluam a adaptação climática, destacamos a necessidade de adequar a linguagem utilizada na interação com os agentes econômicos e públicos; conviver com as ancoragens, bem como superar a fragmentação da especialização acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Markus Erwin Brose, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em Sociologia Política pela Universidade de Osnabrück/Alemanha; Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul/RS.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

BROSE, M. E. DECISÕES PARA A ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA: APROXIMANDO CIÊNCIA E GESTORES NA REGIÃO DOS VALES/RS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 95, p. 85–96, 2023. DOI: 10.14393/RCG249566921. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/66921. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos