DECISÕES PARA A ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA: APROXIMANDO CIÊNCIA E GESTORES NA REGIÃO DOS VALES/RS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249566921Palavras-chave:
Racionalidade limitada, Extensão universitária, Rio Grande do SulResumo
A transparência e a disponibilidade de informações de base científica, por si só, não têm se mostrado capaz de alterar as prioridades para gestores públicos e privados nos rumos do desenvolvimento no Rio Grande do Sul. O presente ensaio tem por objetivo sistematizar a experiência por pesquisadores da Universidade de Santa Cruz do Sul na qualificação das ações de extensão e inserção junto à comunidade regional com a dimensão da adaptação climática. São brevemente descritas quatro áreas de atuação pelos pesquisadores na Região dos Vales, entre 2017 a 2022, tendo como referência os conceitos de Enquadramento e Ancoragem oriundos da Teoria da Racionalidade Limitada no campo de estudos organizacionais. Entre as lições aprendidas na assessoria à tomada de decisões que incluam a adaptação climática, destacamos a necessidade de adequar a linguagem utilizada na interação com os agentes econômicos e públicos; conviver com as ancoragens, bem como superar a fragmentação da especialização acadêmica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Markus Erwin Brose
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.