DINÂMICA DO MERCADO CONSUMIDOR DE VINHOS FINOS E CERVEJAS ESPECIAIS NO BRASIL NO SÉCULO XXI

Autores

  • Silvia Cristina Limberger Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marlon Clovis Medeiros Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249364636

Palavras-chave:

Produção e consumo, Distribuição de renda, Indústria de bebidas alcoólicas, Geografia Econômica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o consumo de vinhos e cervejas no país, a partir da análise da evolução da distribuição de renda. Parte-se do pressuposto de que o aumento da riqueza estimula o desejo por maior variedade de produtos e de que as relações de consumo são essenciais no processo de desenvolvimento econômico, uma vez que de nada adianta produzir uma mercadoria se essa não for consumida. Nesse sentido observa-se, nos anos 2000, a emergência das cervejas especiais no mercado consumidor de bebidas alcoólicas, assim como, a expansão da produção de vinhos finos. Esse consumo está estritamente vinculado à elevação das classes de salários intermediários e aos novos consumidores das classes A e B dispostos a consumir produtos de luxo, mas também à diversificação de produtos realizada pelas empresas situadas no território nacional. Constatou-se, a partir das análises, que o mercado consumidor brasileiro, diferenciado pela distribuição de renda, se distingue no consumo de vinhos e cervejas pela regularidade com que consomem. Foi possível concluir também, que o mercado está em ascensão, tendo em vista o baixo consumo per capita, principalmente para o caso dos vinhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Cristina Limberger, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Atualmente é Professora Visitante na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Em 2021, concluiu estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)/Campus de Francisco Beltrão, sob tutoria do professor Marlon Clovis Medeiros. Doutorado em Geografia pela UFSC (2016), Mestrado e Graduação pela Unioeste (2010 e 2007 respectivamente).

Marlon Clovis Medeiros, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Líder do Grupo de Pesquisas Dinâmica Econômica e Formação Sócio-Espacial. Realiza pesquisas e orientações acadêmicas na área de Geografia Econômica, concentrando atividades nos seguintes temas: desenvolvimento econômico e setores produtivos, modernização da agricultura e desenvolvimento regional, política agrícola e crédito rural, acumulação de capital e ciclos econômicos brasileiros.

 

Downloads

Publicado

12-06-2023

Como Citar

LIMBERGER, S. C.; MEDEIROS, M. C. DINÂMICA DO MERCADO CONSUMIDOR DE VINHOS FINOS E CERVEJAS ESPECIAIS NO BRASIL NO SÉCULO XXI. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 93, p. 333–350, 2023. DOI: 10.14393/RCG249364636. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/64636. Acesso em: 29 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos