DINÂMICA DO MERCADO CONSUMIDOR DE VINHOS FINOS E CERVEJAS ESPECIAIS NO BRASIL NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249364636Palavras-chave:
Produção e consumo, Distribuição de renda, Indústria de bebidas alcoólicas, Geografia EconômicaResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o consumo de vinhos e cervejas no país, a partir da análise da evolução da distribuição de renda. Parte-se do pressuposto de que o aumento da riqueza estimula o desejo por maior variedade de produtos e de que as relações de consumo são essenciais no processo de desenvolvimento econômico, uma vez que de nada adianta produzir uma mercadoria se essa não for consumida. Nesse sentido observa-se, nos anos 2000, a emergência das cervejas especiais no mercado consumidor de bebidas alcoólicas, assim como, a expansão da produção de vinhos finos. Esse consumo está estritamente vinculado à elevação das classes de salários intermediários e aos novos consumidores das classes A e B dispostos a consumir produtos de luxo, mas também à diversificação de produtos realizada pelas empresas situadas no território nacional. Constatou-se, a partir das análises, que o mercado consumidor brasileiro, diferenciado pela distribuição de renda, se distingue no consumo de vinhos e cervejas pela regularidade com que consomem. Foi possível concluir também, que o mercado está em ascensão, tendo em vista o baixo consumo per capita, principalmente para o caso dos vinhos.
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