INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA E INTERVENÇÕES PÚBLICAS NA ORLA MARÍTIMA DE FORTALEZA/CE

Autores

  • Isabella Freires Tavares Universidade Federal do Ceará
  • Alexandre Queiroz Pereira Universidade Federal do Ceará
  • Anderson da Cruz Silva Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249263922

Palavras-chave:

Operação urbana consorciada, Outorga onerosa, Verticalização

Resumo

As orlas urbanas marítimas são constantemente remodeladas e reestruturadas para se adequarem à incessante necessidade de reprodução do capital, onde determinados agentes sociais possuem maior poder de influência sobre a produção do espaço. O presente artigo propõe a análise do poder público municipal como principal agente produtor e articulador desse processo a partir da investigação de intervenções atribuídas à orla de Fortaleza/CE, através do uso de instrumentos urbanísticos como a Operação Urbana Consorciada e a Outorga Onerosa. Nesse contexto, sobre as transformações urbanas específicas da porção central-leste, constatou-se que, apesar dos discursos sobre contribuição social e a inclusão da participação popular nas tomadas de decisões, demonstra-se que os interesses de múltiplos agentes, no âmbito público e/ou privado, orientam-se à sustentação e à expansão da atuação da incorporação imobiliária aliadas ao turismo internacional e ao marketing político. O resultado é a crescente valorização da orla e a consolidação da moradia de mais alto padrão da cidade associados ao aumento da verticalização frente ao mar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Freires Tavares, Universidade Federal do Ceará

Formada em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente faz especialização em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos (UECE); bolsista CAPES no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Mestrado em Geografia. Participou do Programa Jovens Talentos 2018, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, selecionada a estagiar na Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), trabalhando na área de Cadastro Técnico Multifinalitário e na espacialização de imóveis (2018-2019). Participou da equipe de cadastro técnico do PROGESTÃO 2020, Programa de incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicação exclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (COGERH).

Alexandre Queiroz Pereira, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Doutor pela Universidade Federal do Ceará. Professor Visitante da Le Mans Université - França. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Autor dos livros A Urbanização vai à Praia e Coastal Resorts and Urbanization in Northeast Brazil. Editor da Revista Mercator. Pesquisador Produtividade do CNPq e do Observatório das Metrópoles. Integrante do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR). Foi co-tutor do Programa de Educação Tutorial. Parecerista e membro de conselho editorial de diversos periódicos científicos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em geografia urbana. Escreve sobre metrópole, região metropolitana, planejamento em geografia, espaço litorâneo, turismo e vilegiatura marítima.

Anderson da Cruz Silva, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE - PROPGEO. Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Membro voluntário do Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica - LGCO e do Laboratório de Cartografia Digital e Geotecnologias - LCDG. Técnico do Progestão 2020, programa de incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicação exclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará - COGERH e do Programa Jovens Talentos da Prefeitura Municipal de Fortaleza locado no setor de Geoprocessamento da Secretaria Municipal das Finanças de Fortaleza - SEFIN. Tem experiência na área de Geoprocessamento, com ênfase em Sensoriamento Remoto, Geomorfologia Costeira e Cadastro Urbano atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia, sensoriamento remoto, hidrogeografia estuarina e cadastro urbano multifinalitário.

Downloads

Publicado

04-04-2023

Como Citar

TAVARES, I. F.; PEREIRA, A. Q.; SILVA, A. da C. INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA E INTERVENÇÕES PÚBLICAS NA ORLA MARÍTIMA DE FORTALEZA/CE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 92, p. 288–303, 2023. DOI: 10.14393/RCG249263922. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/63922. Acesso em: 14 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos