INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA E INTERVENÇÕES PÚBLICAS NA ORLA MARÍTIMA DE FORTALEZA/CE

Autores

  • Isabella Freires Tavares Universidade Federal do Ceará
  • Alexandre Queiroz Pereira Universidade Federal do Ceará
  • Anderson da Cruz Silva Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249263922

Palavras-chave:

Operação urbana consorciada, Outorga onerosa, Verticalização

Resumo

As orlas urbanas marítimas são constantemente remodeladas e reestruturadas para se adequarem à incessante necessidade de reprodução do capital, onde determinados agentes sociais possuem maior poder de influência sobre a produção do espaço. O presente artigo propõe a análise do poder público municipal como principal agente produtor e articulador desse processo a partir da investigação de intervenções atribuídas à orla de Fortaleza/CE, através do uso de instrumentos urbanísticos como a Operação Urbana Consorciada e a Outorga Onerosa. Nesse contexto, sobre as transformações urbanas específicas da porção central-leste, constatou-se que, apesar dos discursos sobre contribuição social e a inclusão da participação popular nas tomadas de decisões, demonstra-se que os interesses de múltiplos agentes, no âmbito público e/ou privado, orientam-se à sustentação e à expansão da atuação da incorporação imobiliária aliadas ao turismo internacional e ao marketing político. O resultado é a crescente valorização da orla e a consolidação da moradia de mais alto padrão da cidade associados ao aumento da verticalização frente ao mar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabella Freires Tavares, Universidade Federal do Ceará

    Formada em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente faz especialização em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos (UECE); bolsista CAPES no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Mestrado em Geografia. Participou do Programa Jovens Talentos 2018, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, selecionada a estagiar na Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), trabalhando na área de Cadastro Técnico Multifinalitário e na espacialização de imóveis (2018-2019). Participou da equipe de cadastro técnico do PROGESTÃO 2020, Programa de incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicação exclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (COGERH).

  • Alexandre Queiroz Pereira, Universidade Federal do Ceará

    Professor Adjunto no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Doutor pela Universidade Federal do Ceará. Professor Visitante da Le Mans Université - França. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Autor dos livros A Urbanização vai à Praia e Coastal Resorts and Urbanization in Northeast Brazil. Editor da Revista Mercator. Pesquisador Produtividade do CNPq e do Observatório das Metrópoles. Integrante do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LAPUR). Foi co-tutor do Programa de Educação Tutorial. Parecerista e membro de conselho editorial de diversos periódicos científicos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em geografia urbana. Escreve sobre metrópole, região metropolitana, planejamento em geografia, espaço litorâneo, turismo e vilegiatura marítima.

  • Anderson da Cruz Silva, Universidade Estadual do Ceará

    Mestrando em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE - PROPGEO. Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Membro voluntário do Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica - LGCO e do Laboratório de Cartografia Digital e Geotecnologias - LCDG. Técnico do Progestão 2020, programa de incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicação exclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará - COGERH e do Programa Jovens Talentos da Prefeitura Municipal de Fortaleza locado no setor de Geoprocessamento da Secretaria Municipal das Finanças de Fortaleza - SEFIN. Tem experiência na área de Geoprocessamento, com ênfase em Sensoriamento Remoto, Geomorfologia Costeira e Cadastro Urbano atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia, sensoriamento remoto, hidrogeografia estuarina e cadastro urbano multifinalitário.

Downloads

Publicado

04-04-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TAVARES, Isabella Freires; PEREIRA, Alexandre Queiroz; SILVA, Anderson da Cruz. INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA E INTERVENÇÕES PÚBLICAS NA ORLA MARÍTIMA DE FORTALEZA/CE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 92, p. 288–303, 2023. DOI: 10.14393/RCG249263922. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/63922. Acesso em: 29 dez. 2025.