INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA E INTERVENÇÕES PÚBLICAS NA ORLA MARÍTIMA DE FORTALEZA/CE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249263922Palavras-chave:
Operação urbana consorciada, Outorga onerosa, VerticalizaçãoResumo
As orlas urbanas marítimas são constantemente remodeladas e reestruturadas para se adequarem à incessante necessidade de reprodução do capital, onde determinados agentes sociais possuem maior poder de influência sobre a produção do espaço. O presente artigo propõe a análise do poder público municipal como principal agente produtor e articulador desse processo a partir da investigação de intervenções atribuídas à orla de Fortaleza/CE, através do uso de instrumentos urbanísticos como a Operação Urbana Consorciada e a Outorga Onerosa. Nesse contexto, sobre as transformações urbanas específicas da porção central-leste, constatou-se que, apesar dos discursos sobre contribuição social e a inclusão da participação popular nas tomadas de decisões, demonstra-se que os interesses de múltiplos agentes, no âmbito público e/ou privado, orientam-se à sustentação e à expansão da atuação da incorporação imobiliária aliadas ao turismo internacional e ao marketing político. O resultado é a crescente valorização da orla e a consolidação da moradia de mais alto padrão da cidade associados ao aumento da verticalização frente ao mar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Isabella Freires Tavares, Alexandre Queiroz Pereira, Anderson da Cruz Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.