ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO/OPERAÇÃO DE USINAS EÓLICAS NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADUAL PONTA DO TUBARÃO, MACAU/GUAMARÉ, RIO GRANDE DO NORTE – BRASIL

Autores

  • Dweynny Rodrigues Filgueira Gê Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Rodrigo Guimarães de Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Christian Brannstrom Texas A&M University
  • Adryane Gorayeb Universidade Federal do Ceará
  • Márcia Regina Farias da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238557408

Palavras-chave:

Energia, Recursos Renováveis, Meio Ambiente, Conflitos

Resumo

Os parques eólicos vêm sendo instalados de forma rápida e continua no Nordeste do Brasil, principalmente no litoral devido a melhor qualidade dos ventos. Muitos impactos socioambientais vêm sendo relatados na literatura científica, com destaque para instalação desses empreendimentos em unidades de conservação. Essa pesquisa buscou compreender o processo de instalação/operação de três parques eólicos em Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) situada no litoral do Rio Grande do Norte. A metodologia consistiu na coleta de dados a partir de documentos oficiais e registro de reuniões do conselho gestor, entrevistas com atores locais e pesquisa participante em seminário integrado de comunidades tradicionais sobre os impactos socioambientais dos parques.  Verificou-se que o processo de licenciamento ambiental dos três parques eólicos ocorreu sem que houvesse discussão e deliberação favorável do conselho gestor da RDS. Os empreendimentos causaram impactos ambientais e conflitos socioambientais, afetando o meio ambiente e os modos de vida tradicionais. Concluiu-se que na RDSEPT, mesmo com forte governança local, os mecanismos de discussão e deliberação não foram respeitados quando da entrada de empreendimentos eólicos e os impactos socioambientais foram ampliados sob a tutela do órgão licenciador e gestor de unidades de conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-02-2022

Como Citar

GÊ, D. R. F. .; CARVALHO, R. G. de .; BRANNSTROM, C. .; GORAYEB, A. . .; DA SILVA, M. R. F. . ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO/OPERAÇÃO DE USINAS EÓLICAS NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADUAL PONTA DO TUBARÃO, MACAU/GUAMARÉ, RIO GRANDE DO NORTE – BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 85, p. 115–136, 2022. DOI: 10.14393/RCG238557408. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/57408. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos