ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO/OPERAÇÃO DE USINAS EÓLICAS NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADUAL PONTA DO TUBARÃO, MACAU/GUAMARÉ, RIO GRANDE DO NORTE – BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238557408Palavras-chave:
Energia, Recursos Renováveis, Meio Ambiente, ConflitosResumo
Os parques eólicos vêm sendo instalados de forma rápida e continua no Nordeste do Brasil, principalmente no litoral devido a melhor qualidade dos ventos. Muitos impactos socioambientais vêm sendo relatados na literatura científica, com destaque para instalação desses empreendimentos em unidades de conservação. Essa pesquisa buscou compreender o processo de instalação/operação de três parques eólicos em Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) situada no litoral do Rio Grande do Norte. A metodologia consistiu na coleta de dados a partir de documentos oficiais e registro de reuniões do conselho gestor, entrevistas com atores locais e pesquisa participante em seminário integrado de comunidades tradicionais sobre os impactos socioambientais dos parques. Verificou-se que o processo de licenciamento ambiental dos três parques eólicos ocorreu sem que houvesse discussão e deliberação favorável do conselho gestor da RDS. Os empreendimentos causaram impactos ambientais e conflitos socioambientais, afetando o meio ambiente e os modos de vida tradicionais. Concluiu-se que na RDSEPT, mesmo com forte governança local, os mecanismos de discussão e deliberação não foram respeitados quando da entrada de empreendimentos eólicos e os impactos socioambientais foram ampliados sob a tutela do órgão licenciador e gestor de unidades de conservação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dweynny Rodrigues Filgueira Gê, Rodrigo Guimarães de Carvalho, Christian Brannstrom, Adryane Gorayeb Nogueira Caetano, Márcia Regina Farias da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.