LUGARES-CONVERGENTES DE RELIGIOSIDADE POPULAR: USOS, DES-USOS E ABUSOS DAS GEOSSACRALIDADES NOS SERTÕES CEARENSES.
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228054935Palavras-chave:
Religiosidade popular, Sertão, Geossacralidades, HierópolisResumo
Os cultos e preceitos religiosos de tradições cristãs/católicas nos sertões nordestinos entremeiam uma miscelânea de aspectos socioculturais que perpassam a herança dogmática heteronômica eclesial romana, abrangendo em sua práxis elementos afros, ameríndios, europeus, mouros e asiáticos. Os lugares comunitários onde ocorrem as manifestações podem ser tanto igrejas, santuários e/ou marcos arquitetados e institucionalizados pela Igreja Católica quanto uma pluralidade de geossímbolos aqui denominados de lugares-convergentes de religiosidade popular, cujo processo de formação sincrético-religioso nos sertões está prenhe de geossacralidades. O presente artigo objetiva analisar os usos, des-usos e abusos de práticas religiosas marcantes na cultura nordestina no tocante às contemporâneas formas de manipulação das massas, geradoras de espaços-mundos que se perpetuam como manutenção do poder através do iletramento religioso e associadas a questões de ordem política, visam a permanência de determinados núcleos de poder nos sertões.
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