LUGARES-CONVERGENTES DE RELIGIOSIDADE POPULAR: USOS, DES-USOS E ABUSOS DAS GEOSSACRALIDADES NOS SERTÕES CEARENSES.

Autores

  • Emilio Tarlis Mendes Pontes Instituto Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228054935

Palavras-chave:

Religiosidade popular, Sertão, Geossacralidades, Hierópolis

Resumo

Os cultos e preceitos religiosos de tradições cristãs/católicas nos sertões nordestinos entremeiam uma miscelânea de aspectos socioculturais que perpassam a herança dogmática heteronômica eclesial romana, abrangendo em sua práxis elementos afros, ameríndios, europeus, mouros e asiáticos. Os lugares comunitários onde ocorrem as manifestações podem ser tanto igrejas, santuários e/ou marcos arquitetados e institucionalizados pela Igreja Católica quanto uma pluralidade de geossímbolos aqui denominados de lugares-convergentes de religiosidade popular, cujo processo de formação sincrético-religioso nos sertões está prenhe de geossacralidades. O presente artigo objetiva analisar os usos, des-usos e abusos de práticas religiosas  marcantes na cultura nordestina no tocante às contemporâneas formas de manipulação das massas, geradoras de espaços-mundos que se perpetuam como manutenção do poder através do iletramento religioso e associadas a questões de ordem política, visam a permanência de determinados núcleos de poder nos sertões.

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Biografia do Autor

  • Emilio Tarlis Mendes Pontes, Instituto Federal do Ceará

    Dr. em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

05-04-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PONTES, Emilio Tarlis Mendes. LUGARES-CONVERGENTES DE RELIGIOSIDADE POPULAR: USOS, DES-USOS E ABUSOS DAS GEOSSACRALIDADES NOS SERTÕES CEARENSES. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 80, p. 253–266, 2021. DOI: 10.14393/RCG228054935. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/54935. Acesso em: 5 dez. 2025.