O PROGRAMA MAPA DO TURISMO BRASILEIRO E SUA ESPACIALIDADE NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA

Autores

  • Hugo Rogério Hage Serra Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Izabela Rodrigues Paz Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217752730

Palavras-chave:

Programa Mapa do Turismo Brasileiro, Turismo, Território, Região, Marabá

Resumo

Este trabalho possui o objetivo de analisar a espacialidade do Programa Mapa do Turismo Brasileiro no município de Marabá por meio da regionalização do território paraense empreendida pelo governo federal. Parte-se de uma metodologia baseada na leitura dos documentos oficiais que possuem no traçado das políticas públicas de turismo no território brasileiro, por meio do Programa de Regionalização do Turismo. Empreende-se uma análise de conteúdo baseada na dedução e na inferência de fatos geográficos da referida política, entre as quais percebe-se uma tentativa de regionalizar o território a partir das diretrizes governamentais expostas na política de Estado. Os resultados mostram que agentes públicos e privados envolvidos no turismo de Marabá aderem ao PMTB apenas para angariarem fundos públicos, os quais, não necessariamente se manifestam em obras de repercussão espacial turística. Associado a isso, o PMTB toma o conceito de região turística como somatória de municípios sem haver um efeito regional entre eles.

Palavras-chave: Programa Mapa do Turismo Brasileiro. Turismo. Território. Região. Marabá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Rogério Hage Serra, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor de Geografia Regional da Faculdade de Geografia - Instituto de Ciências Humanas / Unifesspa.

Izabela Rodrigues Paz, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduanda do curso de Bacharelado em Geografia - Unifesspa. Integrante do Laboratório de Estudos Regionais e Agrários do Sul e Sudeste do Pará. Bolsista Fapespa/ Propit- Unifesspa.

Downloads

Publicado

01-10-2020

Como Citar

ROGÉRIO HAGE SERRA, H. .; RODRIGUES PAZ, I. . O PROGRAMA MAPA DO TURISMO BRASILEIRO E SUA ESPACIALIDADE NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 21, n. 77, p. 193–208, 2020. DOI: 10.14393/RCG217752730. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/52730. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos