O CÓDIGO CULTURAL DA LINGUAGEM COMO “MARCA” DA IDENTIDADE TERRITORIAL NO VALE DO TAQUARI/RS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217752628Palavras-chave:
Código Cultural, Linguagem, Geografia Cultural, TerritórioResumo
O presente artigo objetiva entender os processos contraditórios e combinados, a manutenção e, simultaneamente, as transformações de características do código cultural da linguagem dos imigrantes e descendentes alemães que se instalaram historicamente e se reproduzem atualmente no Vale do Taquari/RS. A operacionalização da pesquisa, ocorreu primeiramente a partir de uma revisão teórica e histórica do processo de imigração e colonização alemã no Vale do Taquari/RS para posteriormente realizar a pesquisa empírica que visou, através de entrevistas, construir o conhecimento em torno da problemática central da pesquisa. Na região de estudo identificou-se uma expressividade no uso dos dialetos alemães no cotidiano, principalmente nos ambientes familiares, sendo mais presente na relação com as pessoas idosas e nas áreas rurais. Essa presença se restringe à língua falada, uma vez que não foi identificado domínio, por parte da comunidade, da escrita em alemão. A transmissão de significados da cultura ocorre com o uso da linguagem, principalmente da oralidade, pois o saber-fazer é transmitido entre as gerações por intermédio dela. A língua, além de ser um veículo de aproximação entre seus pares, também se configura como um elemento diferenciador, configurando-se como uma fronteira linguística, diferenciando o pertencimento a um grupo ou não.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.