AGROECOLOGIA E REFORMA AGRÁRIA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS NO ASSENTAMENTO CELSO FURTADO, PARANÁ

Autores

  • Jucélia Valeriano da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul
  • Roberto Antônio Finatto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Márcio Freitas Eduardo Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217752276

Palavras-chave:

Agroecologia, Acampamento, Assentamentos rurais, Território

Resumo

A partir do ano 2000, articulada à luta pela terra, a Agroecologia se constituiu como uma importante pauta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Entretanto, o desenvolvimento das práticas agroecológicas em áreas de reforma agrária enfrenta uma série de entraves para a consolidação da Agroecologia como a principal matriz produtiva nos acampamentos e nos assentamentos. Este artigo analisa o processo de (des)territorialização da Agroecologia no assentamento Celso Furtado, município de Quedas do Iguaçu, Paraná. A pesquisa teve cunho teórico e empírico, com tratamento qualitativo dos dados. Foram realizadas entrevistas com os agricultores de diferentes comunidades do assentamento, além de trabalhos de campo nas unidades de produção, a fim conhecer o histórico de implantação da Agroecologia no período do acampamento e caracterizar como as práticas agroecológicas estão sendo realizadas atualmente. Identificamos que o trabalho desenvolvido pelo MST, em conjunto com outras instituições, possibilitou a territorialização da Agroecologia nos acampamentos 10 de Maio e José Abílio dos Santos. Entretanto, por motivos diversos, após a formação do assentamento Celso Furtado ocorreu o processo de desterritorialização da Agroecologia. Atualmente, a prática agroecológica está reduzida a pequenas áreas, mas, ainda assim, sua presença se apresenta como resistência ao modelo de produção convencional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jucélia Valeriano da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul

    Licenciada em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul

  • Roberto Antônio Finatto, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutor em Geografia. Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul.

  • Márcio Freitas Eduardo, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

    Doutor em Geografia. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim.

Downloads

Publicado

01-10-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VALERIANO DA SILVA, Jucélia; FINATTO, Roberto Antônio; FREITAS EDUARDO, Márcio. AGROECOLOGIA E REFORMA AGRÁRIA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS NO ASSENTAMENTO CELSO FURTADO, PARANÁ . Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 21, n. 77, p. 111–132, 2020. DOI: 10.14393/RCG217752276. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/52276. Acesso em: 24 abr. 2025.