MAPEAMENTO DE NEMATOIDES NA CULTURA CAFEEIRA A PARTIR DE IMAGENS MULTIESPECTRAIS OBTIDAS POR AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS

Autores

  • Carlos Alberto Matias de Abreu Júnior Universidade Federal de Uberlândia
  • Geovane Piveta Vinhal Universidade Federal de Uberlândia
  • Laura Cristina Moura Xavier Universidade Federal de Uberlândia
  • George Deroco Martins Universidade Federal de Uberlândia
  • Bruno Sérgio Vieira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217651255

Palavras-chave:

Cafeicultura, Agricultura de Precisão, Índices de vegetação, Mapas de infestação

Resumo

O sensoriamento remoto vem sendo aplicado cada vez mais na agricultura de precisão, devido a sua forte correlação com variáveis agrícolas. A combinação espectral de bandas do visível vem se tornando uma alternativa em câmeras com ausência do infravermelho próximo, devido a uma relativa correlação com a vegetação e, consequentemente, com as variáveis agrícolas. Assim, é possível identificar alterações presentes na plantação devido ao ataque de pragas e patógenos, sendo detectável a presença de nematoides na cultura cafeeira com essa ferramenta. Nesse contexto, as Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs) de baixo custo possibilitam monitoramento contínuo dessas culturas, sendo uma alternativa utilizada para a geração de mapas de manejo de pragas e patógenos, auxiliando no monitoramento da produtividade dos cultivos, minimizando perdas. Neste trabalho, foi utilizada a classificação pelo método de máxima verossimilhança para discriminação de áreas da cultura cafeeira infestada por nematoides. Para tanto, a classificação foi aplicada em combinação de bandas do visível com NDVI e a análise da acurácia do mapeamento foi validada a partir do índice Kappa. A Matriz de confusão apresentou 20% de erro de omissão (para nematoide) e 28,57% de comissão (para solo exposto), sendo estes os maiores valores obtidos, além do índice Kappa de 0,75.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-08-2020

Como Citar

DE ABREU JÚNIOR, C. A. M.; VINHAL, G. P.; MOURA XAVIER, L. C.; MARTINS, G. D.; VIEIRA, B. S. MAPEAMENTO DE NEMATOIDES NA CULTURA CAFEEIRA A PARTIR DE IMAGENS MULTIESPECTRAIS OBTIDAS POR AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 21, n. 76, p. 72–84, 2020. DOI: 10.14393/RCG217651255. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/51255. Acesso em: 25 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos