MAPEAMENTO DE NEMATOIDES NA CULTURA CAFEEIRA A PARTIR DE IMAGENS MULTIESPECTRAIS OBTIDAS POR AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217651255Palavras-chave:
Cafeicultura, Agricultura de Precisão, Índices de vegetação, Mapas de infestaçãoResumo
O sensoriamento remoto vem sendo aplicado cada vez mais na agricultura de precisão, devido a sua forte correlação com variáveis agrícolas. A combinação espectral de bandas do visível vem se tornando uma alternativa em câmeras com ausência do infravermelho próximo, devido a uma relativa correlação com a vegetação e, consequentemente, com as variáveis agrícolas. Assim, é possível identificar alterações presentes na plantação devido ao ataque de pragas e patógenos, sendo detectável a presença de nematoides na cultura cafeeira com essa ferramenta. Nesse contexto, as Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs) de baixo custo possibilitam monitoramento contínuo dessas culturas, sendo uma alternativa utilizada para a geração de mapas de manejo de pragas e patógenos, auxiliando no monitoramento da produtividade dos cultivos, minimizando perdas. Neste trabalho, foi utilizada a classificação pelo método de máxima verossimilhança para discriminação de áreas da cultura cafeeira infestada por nematoides. Para tanto, a classificação foi aplicada em combinação de bandas do visível com NDVI e a análise da acurácia do mapeamento foi validada a partir do índice Kappa. A Matriz de confusão apresentou 20% de erro de omissão (para nematoide) e 28,57% de comissão (para solo exposto), sendo estes os maiores valores obtidos, além do índice Kappa de 0,75.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.