DINÂMICA DA PAISAGEM NO ENTORNO DA RESEX MARINHA DE SÃO JOÃO DA PONTA/PA: UTILIZAÇÃO DE MÉTRICAS E GEOPROCESSAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207247140Palavras-chave:
Ecologia da Paisagem, Geoprocessamento, Reserva Extrativista, Resex Marinha de São João da Ponta, Geografia AmbientalResumo
Localizada na zona costeira do Pará, a RESEX Marinha de São João da Ponta foi criada para preservar importantes áreas de manguezais e garantir que as comunidades tradicionais de extrativistas que residem em sua Zona de Amortecimento (ZA) possam viver de forma sustentável. No que concerne a gestão desta Unidade de Conservação, a ZA tem a função de proteger os recursos ecossistêmicos, reduzindo a pressão das atividades humanas, principalmente ligadas ao crescimento da agricultura e da área urbana, formas de uso que ao longo do tempo vem contribuindo para a diminuição das áreas de vegetação, (floresta ombrófila densa aluvial e do manguezal). Neste trabalho, objetivou-se avaliar a dinâmica da paisagem na ZA, entre os períodos de 2010 e 2018. Foram utilizadas ferramentas de geoprocessamento na obtenção de informações espaciais referentes às mudanças na paisagem através da análise multitemporal de uso da terra e de métricas de paisagem. Constatou-se que no período analisado as maiores pressões sofridas na ZA estão relacionadas ao aumento das geoclasses agricultura e área urbana, relacionados com a melhoria da infraestrutura de transporte rodoviário e com o aumento da população no município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.